Economia Titulo
Brics alertam para risco de fluxo maciço de capitais
14/04/2011 | 04:05
Compartilhar notícia


Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que integram o grupo dos Brics, reivindicaram nesta quinta-feira, 14, maior supervisão para os mercados de commodities e para os fluxos de capitais, a fim de que isso estimule o debate com as grandes economias do mundo. Os cinco países participam de uma cúpula na cidade de Sanya, no sul da China. Esta é a primeira vez que a África do Sul participa de uma reunião do grupo, ela que foi convidada no final do ano passado.

 

Os líderes dos Brics advertiram que o maciço fluxo de capitais pode causar o enfraquecimento das políticas monetárias em nações desenvolvidas. Eles ainda estão preocupados que isso possa causar superaquecimento da economia com pressões inflacionárias e bolhas financeiras. Os Brics concordam que é preciso haver a coordenação do grupo das 20 nações mais industrializadas e desenvolvidas do mundo nas discussões de assuntos como mudanças climáticas, por exemplo.

 

Segundo os Brics, a volatilidade dos preços dos alimentos e da energia também ameaça a retomada da economia mundial. "A regulação do mercado de derivativos para as commodities deveria ser aplicada para reforçar e prevenir as atividades capazes de desestabilizar os mercados", diz o relatório. As cinco nações também externaram seu apoio para que haja "um amplo sistema internacional de moeda corrente para assegurar a estabilidade", um aparente esforço para diminuir o papel do dólar americano como a primeira referência mundial de moeda corrente. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;