Setecidades Titulo Voluntariado
Recrutas da PM doam sangue a Santo André
Evandro De Marco
Do Diário do Grande ABC
28/12/2010 | 07:57
Compartilhar notícia


Começa hoje uma campanha de doação de sangue promovida pela Escola de Soldados da Polícia Militar na região. A expectativa é de que, até segunda-feira, os 200 recrutas da nova turma passem pelo banco de sangue do CHM (Centro Hospitalar Municipal) de Santo André, na Avenida João Ramalho, 326, na Vila Assunção.

A iniciativa é pioneira no CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana), salienta o tenente Everaldo Zuliani. "Sempre somos solicitados para campanhas desse tipo, mas é a primeira vez que atuamos na doação de sangue de maneira tão maciça."

A ideia partiu do comando da Polícia Militar na região, e a expectativa do secretário de Saúde de Santo André, Arnaldo Augusto Pereira, é arrecadar cerca de 150 litros de sangue. "Essa é uma época em que cai o número de doadores devido às festas de fim de ano. Em contrapartida, acontecem muitos acidentes de trânsito, fazendo com que a demanda seja maior", explicou.

O CHM de Santo André recebe diariamente de 40 a 50 doadores e, segundo Pereira, a campanha da Polícia Militar poderá dar autonomia de até duas semanas ao banco de sangue da cidade. "Se tivermos em estoque mais do que necessitamos, a gente empresta para as demais cidades da região", prometeu o secretário.

Os ônibus que levarão os policiais militares para o CHM foram cedidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. "Recebemos novas turmas a cada quatro meses e queremos continuar com essa campanha a cada novo edital. Da próxima vez, poderemos atender hospitais de outras cidades da nossa região", afirmou Zuliani.

Quem quiser participar da campanha deve procurar o banco de sangue de sua cidade, alimentado, e atender a alguns quesitos, como peso mínimo de 50 quilos, ter entre 18 e 65 anos e estar em boas condições de saúde. Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano; mulheres da mesma maneira, mas apenas três vezes anualmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;