Economia Titulo Crédito
Inadimplência cai 0,65% em maio no País
Por
10/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O número de registros incluídos no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que mede a inadimplência no País, apresentou queda de 0,65% em maio deste ano na comparação com abril. De acordo com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o resultado reflete o cenário econômico positivo, a determinação dos consumidores em quitar suas dívidas e a preocupação com o planejamento das compras nas datas comemorativas do Dia das Mães e do Dia dos Namorados.

Na comparação com maio de 2009, houve crescimento de 2,07%, que, segundo o presidente do SPC, Roberto Alfeu, pode ser explicado pelo aumento das vendas e das operações de crédito - que cresceram 17,5% na comparação com abril do ano passado.

Neste caso, a taxa de inadimplência voltou a subir já que em abril havia recuado 3,93% na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, porém, houve queda de 2,07% na taxa de inadimplência.

"A tendência da inadimplência é diminuir. É preciso educar a população. As vendas estão aumentando pela renda familiar. Nós temos mais emprego, mais dinheiro na economia", destacou Alfeu.

Divulgado ontem, em Belo Horizonte, o indicador CNDL/SPC Brasil de vendas e inadimplência apontou também que o número de consultas ao banco de dados para compras a prazo e pagamentos de cheque apresentou crescimento de 13,26% em maio na comparação com abril. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 7,27%.

A explicação, segundo a CNDL, está no "maior dinamismo da economia e o nível de desemprego em declínio no País, atingindo o menor patamar da série histórica para um mês de abril de 7,3% ante 8,9% no mesmo período do ano passado". No acumulado do ano, o crescimento do número de consultas é de 7,65%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;