Cultura & Lazer Titulo 'Sambazz'
Gestão e parto musical

Compositor Jair de Oliveira narra criação do novo CD; lançamento acontece hoje e preço sugerido é de R$ 49,90

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
05/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


"Sambazz", que combina livro e CD no mesmo pacote, é a oportunidade que a editora Leya deu ao compositor Jair Oliveira de mostrar cada etapa da produção de um álbum. Hoje, às 19h, durante o lançamento (com preço sugerido de R$ 49,90) na Saraiva do Shopping Center Norte, em São Paulo, Oliveira autografa e bate papo com os presentes sobre música, claro.

Diagramado como um catálogo, o livro "Sambazz" é generoso com os ouvintes do compositor e também com músicos em início de carreira. O primogênito de Jair Rodrigues relata seu processo de composição, feito no silêncio das madrugadas de sua casa. "Quis fazer um livro que esclarecesse as etapas de produção para todos. Acabou sendo muito esclarecedor para mim também. Quando nos acostumamos ao processo, fica difícil explicar para outra pessoa", conta.

Aos 35 anos, com composições gravadas por nomes como Maria Rita, Pedro Camargo Mariano, Max de Castro, Simoninha e a irmã Luciana Mello, só para citar o grupo mais próximo, o compositor tem o que contar - e o que aconselhar. Ele também produz os próprios álbuns, principalmente depois de se tornar um dos sócios da S de Samba.

Realizado em cinco meses, "Sambazz" teve disco e livro produzidos ao mesmo tempo. Oliveira deixava o estúdio após a 1h e depois mergulhava na edição das "letras divorciadas de melodia", como diz no texto da introdução. "Eu não imaginei que fosse dar tanto trabalho, confesso. Mas foi recompensador."

À primeira parte, dedicada ao processo de composição - ilustrado com Oliveira compondo em casa, pés descalços, violão e caderno de anotações à mão, o livro parte para a produção propriamente dita, que vai até a mixagem. As letras das canções - bem como as partituras e a explicação do compositor sobre seus temas, se espalham pelo livro.

Oliveira trouxe da composição a linguagem elegante e não poupa detalhes, incluindo o quanto o ambiente do estúdio tem de ser confortável para o músico. Cada momento é recheado com dezenas de imagens, registradas pelo fotógrafo Ike Levy, marido da irmã Luciana. "A proposta era um making-of, por isso não economizamos nisso", explica o cantor-autor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;