Esportes Titulo Maratona Aquática
Glauco Rangel traz experiência à Billings
Bianca Daga
Especial para o Diário
01/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O heptacampeão paulista Glauco Rangel é um dos favoritos para levar a melhor na prova de cinco quilômetros da Maratona Aquática Sabesp, que será disputada no dia 11, na Represa Billings, região do Parque Estoril, em São Bernardo. O nadador, que mora na cidade, mas vai competir por Pindamonhangaba, espera tornar seus 37 anos - 29 deles dedicados à natação profissional - uma vantagem para vencer a prova, válida pela primeira etapa do Campeonato Paulista.

"Nado para competir desde os meus 8 anos. Ainda treino todo dia, só que o ritmo já não é o mesmo de antes. E sei que os adversários serão fortes. Mas, apesar de todas essas dificuldades, sei que minha experiência vai ajudar muito a conseguir bom resultado", garantiu Glauco, que foi vice-campeão do Estadual no ano passado e conquistou seu sete títulos em edições consecutivas, de 2002 a 2008.

Além de contar com a experiência em maratonas aquáticas, o veterano tem ao seu lado a vantagem de conhecer bem o local da prova. "Estou acostumado a nadar lá. É onde treino muitas vezes, então já é um ambiente familiar para mim", ressaltou.

No entanto, as condições ambientais da Billings não são as preferidas de Glauco, que tem preferência pela água salgada. "Algumas pessoas se adaptam mais à salgada, outras à doce, e isso também pode favorecer uns ou outros. Eu gosto mais de nadar em mar porque é mais fácil de boiar. Em água doce, é como se a água ficasse mais pesada e as braçadas mais difíceis. E poucas represas têm água tão pesada quanto a Billings. Mas não acho que isso vá me atrapalhar", afirmou.

Glauco Rangel, que além de competir treina maratonistas, já chegou a outros bons resultados nacionais e internacionais durante a carreira: o segundo lugar na Travessia dos Fortes em 2004 e a vitória em três etapas, de três edições diferentes, do Circuito Internacional de Maratona Aquática do México em 1999, 2000 e 2001.

O Campeonato Paulista deste ano terá seis etapas, disputadas até novembro e os pontos conquistados em cada uma delas são cumulativos.

Inscrições para Maratona terminam hoje

Hoje é o último dia para quem quiser participar da Maratona Aquática Sabesp. As inscrições, limitadas a 400 atletas, podem ser efetuadas no site da Federação (www.aquaticapaulista.org.br). A competição é aberta a nadadores de entidades vinculadas ou filiadas à federação e também a competidores independentes.

Serão três disputas: prova curta de um quilômetro, dividida em 23 categorias; média, de 2,5 quilômetros, com 15; e longa, de cinco quilômetros, com 11. Todas as categorias são determinadas pela faixa etária dos inscritos, que devem ter no mínimo 9 anos.

O regulamento, a lista dos documentos necessários para confirmar a inscrição e os valores estão disponíveis no site da federação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;