Cultura & Lazer Titulo Livros
Mãe de todas as bibliotecas

Novo espaço cultural, aberto hoje, segue linha de 'megastores', com espaço dinâmico e recentes publicações

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
09/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Os leitores e os amantes da cultura têm um novo ponto de encontro na Capital. Está aberta a partir de hoje a Biblioteca de São Paulo, espaço dinâmico, recheado de clássicos e as mais recentes publicações.

O prédio ocupa uma área de 4.257 m² do espaço que antes abrigava a antiga Casa de Detenção do Carandiru e hoje corresponde ao Parque da Juventude (Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, prédio 3). A obra é avaliada em R$ 12,5 milhões, sendo que o Governo do Estado de São Paulo foi responsável por R$ 10 milhões e o restante foi investido por meio do "Programa Mais Cultura", do Ministério da Cultura. Com sua inauguração, o espaço passa a ser sede do Sistema Estadual de Bibliotecas e funcionará como ponto de integração de todo acervo público do Estado.

A ideia do centro cultural é deixar de lado o antigo conceito de biblioteca e fazer com que o local seja similar às grandes livrarias conhecidas como megastores. O material disponível inicialmente conta com 30 mil títulos, 4.000 CDs e DVDs e cerca de 1.000 audiolivros, além de uma grande quantidade de quadrinhos, jogos eletrônicos, jornais - nacionais e internacionais - e revistas. Para se ter acesso ao acervo, as pessoas devem fazer um simples cadastro e apresentar o RG e um comprovante de residência.

As cinco áreas de atividades estão divididas de acordo com a faixa etária do público, sendo possível as crianças se divertirem com Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, os adolescentes lerem os contos de Stephenie Meyer, autora da saga Crepúsculo, e o adultos conhecerem a história de 120 Dias de Sodoma, de Marquês de Sade. Cerca de 100 computadores estarão disponibilizados, assim como sete unidades do Kindle, inovador leitor eletrônico para mídias digitais, e rede wirelees para acesso à internet de aparelhos portáteis. O prédio também conta com um auditório para eventos, área para exposições e um café.

A Biblioteca de São Paulo funcionará de terça a sexta, das 9h às 21h, e sábado, domingo e feriados, das 9h às 19h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;