Fechar
Publicidade

Domingo, 28 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Cortejo de artistas questiona teatrão


Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC

24/11/2009 | 07:00


Quem circular na manhã de hoje pelo Centro de São Bernardo poderá conferir inusitado cortejo conduzido por mulher abandonada no altar. Trata-se da performance "Era uma Vez...uma Noiva", encenada pelo Coletivo Ambulante, grupo que questiona os valores do teatro dedicado à fácil assimilação.

Às 10h, os atores saem da Rua Marechal Deodoro em direção à Praça da Matriz, caminhada que deve durar, aproximadamente, duas horas. A performance, já conferida pelo público da Virada Cultural de São Bernardo - evento promovido em maio -, baseia-se na obra Espelho no Espelho: um Labirinto, do escritor alemão Michael Ende.

A atriz, dramaturga, musicista e performer Cibele Mateus interpreta a protagonista. "O livro do Michael tem uma visão surrealista e trabalha com o universo dos arquétipos. Em todas as culturas, entre pessoas pobres ou ricas, há uma visão sobre a noiva", explica a atriz Mariana Vilela.

Durante o percurso, a personagem sofrerá variações de comportamento, da alegria pelo matrimônio ao desencanto seguinte à descoberta de que foi largada na porta do altar.

Conforme a artista, há outros dois personagens complementares: a Sombra (Cris Abreu) e a Velha (interpretada por Mariana). "São os três lados dessa mesma mulher", ressalta a atriz.

‘TEATRÃO' - O Coletivo Ambulante conta ainda com Soraya Bento (atriz), Elza Martins (atriz, psicóloga e artista plástica) e Leonardo Andrade (jornalista, poeta, ator e músico).

Em seus trabalhos, o grupo investe no experimentalismo e critica produções superficiais encenadas por atores famosos (popularmente conhecidas como teatrão). Ao mesmo tempo, deixa claro que não pretende limitar-se a o hermetismo e a plateias elitizadas. Por conta disso, Era uma Vez...uma Noiva representa uma busca por linguagem original e é definido por Mariana como work in process.

"É muito importante para nós a comunicação com o público", afirma Mariana.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;