Economia Titulo Estudo
Preço para Dia das Crianças supera a inflação
09/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A inflação de produtos e serviços mais consumidos nas compras dos Dia das Crianças está acima da inflação média do período. É o que mostra levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgado ontem. Segundo a pesquisa, a taxa acumulada de variação de preços em 12 meses até setembro de produtos e serviços ligados à data foi de 6,66% até setembro. No mesmo período, o INP (Índice de Preços ao Consumidor), que mensura a inflação média do varejo, teve aumento de 5,02%.

Para apurar a inflação relacionada ao Dia das Crianças, a FGV pesquisou preços de 15 produtos e serviços mais consumidos nesta época. A fundação apurou ainda qual seria a taxa de inflação média para cada tipo de despesa. Foi realizada seleção entre os produtos, que foram classificados em três tipos de despesa: gastos com lazer; com presentes e compras com vestuário. A taxa acumulada em 12 meses de variação de preços de cada grupo foi de 5,98%; de 0,26% e de 4,88% respectivamente, até setembro. Ou seja: de maneira geral, as compras relacionadas ao Dia das Crianças são as que se posicionam acima da inflação média do período.

Ainda segundo a FGV, ao analisar os preços da lista de produtos da pesquisa, as altas mais expressivas no acumulado em 12 meses foram constatadas no preço de teatro; sanduíches; e bola de futebol, vôlei e basquete.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;