Automóveis Titulo Duas Rodas
Salão começa hoje
Por Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
07/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Salão Duas Rodas 2009 abre hoje ao público de olho na potencialidade do mercado brasileiro, que dá sinais de recuperação após impactos da crise financeira mundial em 2008. No Anhembi, 431 expositores de vários países vão mostrar as novidades de 800 marcas, entre motocicletas, scooters, triciclos, bicletas e peças.

Nos seis dias do evento, que vai até o dia 12, os organizadores esperam 240 mil pessoas interessadas nos lançamentos do mundo das duas rodas. Essa é a terceira maior feira organizada no centro de exposições - a primeira é o salão do automóvel, que recebe público superior a 600 mil visitantes.

O evento é uma oportunidade para novas marcas entrarem num mercado que tem 75% das vendas concentradas numa só marca, a Honda. Em nenhum outro lugar do mundo existe este amplo domínio. Por isso há o interesse de novos fabricantes em se firmar no Brasil, que já é o quarto produtor mundial, com mercado interno de 1,7 milhão de unidades, atrás apenas da China, que lidera o grupo, Índia e Indonésia.

O potencial brasileiro é explicado em estatística. Com uma frota de 13, 4 milhões de unidades, o País tem uma moto para 14 habitantes. Nos países asiáticos, esta relação é de uma motocicleta para cada três habitantes.

Para quebrar a hegemonia construída pelos japoneses ao longo de décadas no Brasil, fabricantes - principalmente chineses e indicanos - entram com a proposta de oferecer veículos eficentes e baratos.

Reunidos pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) 14 fabricantes, localizados na Zona Franca de Manaus, são responsáveis por 98% da produção nacional.

Para a entidade, o Brasil já tem estrutura para dobrar seu mercado nos próximos três anos com a recuperação do crédito para o setor de duas rodas, principalmente para produtos de baixa cilindridada, que concentram 85% das vendas nacionais.

A maioria dos expositores evitou antecipar os lançamentos que serão feitos durante o evento. A maior parte das novidades deverá estar concentrada nas marcas tradicionais, como Honda, Yamaha e Suzuki.

Mas as novatas também preparam estratégias. Creso Franco, presidente da Dafra, mostrará ao público o scooter Smart 125, modelo equipado com motor OHC (Over Head Camshaft) de 124,6 cm³, que custará R$ 6,2 mil. A moto chega ao País por meio de parceria com a chinesa Haojue.

A Sundown apresentará as novas Sundown STX e STX Motard 125, com proposta de espírito aventureiro e robustez. A Traxx traz a nova Work, modelo que busca se destacar pela agilidade e economia no uso diário. Pertencente a um novo grupo, a Kasinski vai revelar 12 novos produtos, de 110 a 650 cm³ de cilindrada.

A Honda trará pelo menos cinco motos recém-anunciadas: NXR 150 Bros Mix; CB 300R e XRE 300 com freios Combined ABS; CG 150 Fan ESi; CG 150 Titan Mix EX, além de toda a linha 2010 de importadas e nacionais, que chega com alterações de cores e grafismos.

A Yamaha vai oferecer test drive street com modelos de até 250 cm³, enquanto no off-road estarão disponíveis modelos TT-R e quadriciclos. Também haverá apresentações da equipe Jorge Negretti, que faz manobras de free style.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;