Setecidades Titulo Tradição
Malhação do Judas faz protesto político

Em Sto.André, boneco aparece com o rosto do ex-prefeito Aidan

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
31/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Protestos políticos marcaram a malhação do Judas no Centro de Santo André. O principal alvo dos religiosos foi o ex-prefeito da cidade, Aidan Ravin (PTB). O boneco apresentava uma placa pendurada com os dizeres ‘Aidan: o Judas de 2012'. O tradicional ato remete à morte de Judas Iscariotes, apóstolo que, segundo a Bíblia, traiu Jesus Cristo e foi morto no Sábado de Aleluia.

Também foi feita referência aos 25 políticos condenados no fim do ano passado por envolvimento no chamado mensalão. ‘Hoje é você o Judas. O que traiu a sua família e a sociedade ao votar em mafiosos, criminosos, traficantes e mensaleiros', dizia outra placa. Também foi criticado o desrespeito de motoristas com pedestres e ciclistas.

"É muito importante associar a malhação do Judas com a política para que a população fique de olho e não seja traída", garante o comerciante Luiz Zrycki, 38 anos. A brincadeira foi feita na Rua Coronel Fernando Prestes e atraiu apenas alguns curiosos, a maioria crianças. "O povo não sabe nem o que está acontecendo. Certamente os moleques não sabem do que se trata", afirma.

Mesmo com o desconhecimento, a tradição é mantida há 45 anos pelo vendedor Wanderlei Vicente Ferreira, 58. "Quando éramos crianças, a rua inteira parava para vir malhar o Judas. Hoje, quase ninguém se importa com isso", lamenta o organizador.

Mesmo mantendo a tradição, Wanderlei demonstra não ter esperança de que a prática volte a ter força. "Hoje, a criançada só quer saber de internet e videogame. Daqui a alguns anos, será difícil ver isso."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;