Economia Titulo IR
Receita libera nesta segunda-feira consulta a lote do Imposto de Renda

Dinheiro da restituição de 2009 será corrigido em 3,32%
na conta do contribuinte na próxima segunda-feira (17)

Da Agência Brasil
10/08/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


A Receita Federal libera nesta segunda-feira, à partir das 9h, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2009. O contribuinte que caiu na malha fina por conta da declaração de 2008 também terá à disposição um lote para consultar e saber se a o montante a receber foi liberado.

O dinheiro da restituição de 2009 será corrigido em 3,32% e creditado na conta do contribuinte no dia 17, já que o dia 15 de agosto será um sábado. Para os lotes relativos à declaração de 2008, a correção será de 15,39%. Em 2009, a Receita Federal tem liberado restituições relativas às declarações residuais de 2008 e regulares de 2009.

Para saber se terá a restituição liberada neste lote, o contribuinte poderá acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o telefone 146, informando o número do CPF.

O contribuinte que não encontrar o dinheiro na conta deve dirigir-se a uma das agências do Banco do Brasil ou ligar para os números 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais localidades, para agendar o crédito em conta-corrente ou de poupança em seu nome, em qualquer banco.

Quem tiver dúvida sobre a declaração tem direito ao extrato de processamento dela, que poderá ser acessado na internet ou pelo ReceitaFone, no 146.

Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.

Neste ano, quem se cadastrou passou a receber uma SMS - mensagem curta de texto, na sigla em inglês - no celular informando sobre a restituição.

Quem ainda não é cadastrado, basta acessar a opção ‘Cadastro de SMS' no site da Receita e fazer a ativação. No mesmo endereço é possível cancelar o cadastro ou alterar o número do celular para receber a mensagem no novo número.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;