Internacional Titulo Maior credor
China preocupa-se com dinheiro que emprestou para EUA
Das Agências
14/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao. declarou ontem que está preocupado com o dinheiro que o país emprestou aos Estados Unidos, devido ao impacto da crise financeira mundial.

"Já emprestamos muito dinheiro aos EUA. É claro que estamos preocupados com a segurança de nossos ativos", disse Wen na tradicional entrevista coletiva organizada no último dia da sessão anual do Parlamento em Pequim. "Para ser sincero, estou um pouco preocupado. Quero pedir aos EUA que cumpram sua palavra e seus compromissos, preservando a segurança dos ativos chineses", acrescentou.

Wen lembrou que seu país é o maior credor dos EUA, "a maior economia mundial". "Prestamos muita atenção no desenvolvimento econômico dos americanos", afirmou. Apesar dos temores, o premiê chinês disse que confia "na série de medidas econômicas adotadas pelo presidente (Barack) Obama para combater a crise financeira".

Em setembro passado, a China superou o Japão como o maior credor dos EUA, e em dezembro detinha US$ 727,4 bilhões em bônus do Tesouro.

Wen Jiabao estimou que será muito difícil, mas não impossível, obter um crescimento de 8% este ano na China. "Todo o mundo está preocupado em saber se vamos atingir o objetivo de 8% de crescimento fixado pelo governo para 2009. Penso que será difícil, mas é possível com muitos esforços."

RESPOSTA - "Não existe aplicação mais segura no mundo que investir nos EUA", declarou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, às preocupações de Pequim sobre o destino de centenas de bilhões de dólares aplicados pela China.

"Existe um compromisso que o presidente deixou bem claro, de que precisamos ser zelosos guardiões do dinheiro que investimos", disse, por sua vez, o assessor econômico do presidente Barack Obama, Lawrence Summers.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;