Economia Titulo
Montadoras puxam emprego na indústria
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
16/04/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Impulsionada pela expansão do setor automotivo, São Caetano liderou a geração de vagas na indústria do Grande ABC no primeiro trimestre. O município ampliou em 5,4% as contratações feitas no segmento, superando o índice do Estado – de 3,01% –, segundo a pesquisa da Fiesp e do Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

 O crescimento dos setores automotivo e de máquinas e equipamentos foram também os principais responsáveis pelo aumento do número de vagas industriais na região.

 Pelo levantamento – baseado nas informações de empresas associadas ao Ciesp –, a diretoria regional de Santo André (que responde também por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) registrou alta de 2% na criação de postos de trabalho no período. Em seguida, ficou a regional de São Bernardo, cujo crescimento foi de 1,7%.

 Entre as sete cidades, Diadema foi exceção, apresentando queda de 0,7%, sendo o segundo pior resultado entre as 36 diretorias regionais consultadas.

 O resultado foi influenciado pela desaceleração verificada, principalmente, pelos setores de produtos de material plástico (de 1,13%) e de produtos químicos (0,44%).

 Para o 2º vice-presidente do Ciesp de Diadema, Donizete Duarte da Silva, a queda pode estar atrelada ao aumento de importações – devido a desvalorização do dólar – e pela queda das exportações. “O que nos preocupou foram as quedas de dois meses consecutivos”, afirma.

 

NO ANO

 Segundo o levantamento, São Caetano mostrou que também foi a cidade que mais contratou no setor industrial no período dos últimos 12 meses – apontando de março de 2007 ao mesmo mês deste ano uma alta de 9,5% – superando mais uma vez o índice do Estado – 5,11%. Em seguida está São Bernardo, que cresceu 7,7% e Santo André, com aumento de 6%. Apenas Diadema apresentou queda, de 1,3%.

 “Não apenas o município (São Bernardo) como a região num todo, tem elevado o número de postos oferecidos no setor, principalmente, pelo desempenho das empresas automobilísticas, mas também as indústrias voltados para o plástico – que também abrangem o segmento de veículos”, aponta Mauro Miaguti, diretor da diretoria regional de São Bernardo.

 Por isso, segundo ele, os resultados que serão apresentados ao longo deste ano devem continuar a serem impulsionados por esses setores, principalmente. “Basta apenas que o governo federal não atrapalhe esse cenário aumentando os juros, o que reduz a demanda de produção.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;