Economia Titulo
Exportação de soja deverá render US$ 17 bi
Por
08/02/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


As exportações do complexo soja devem somar 41,8 milhões de toneladas em 2008, sendo 27 milhões em grãos, 12,5 milhões em farelo e 2,3 milhões em óleo.

Os embarques de soja em grão devem superar em quatro milhões de toneladas o volume exportado no ano passado, segundo projeções da Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais).

As exportações do complexo soja em geral devem render US$ 17 bilhões em 2008, o dobro da média dos últimos três anos, segundo o diretor-geral da entidade, Sergio Mendes.

Os números foram apresentados nesta quinta-feira ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. O diretor e representantes dos produtores rurais alertaram ao ministro para a necessidade de fluidez no escoamento da safra de grãos, principalmente nos portos. “Para arrecadarmos o previsto, não podemos contar com contratempos”, disse Mendes, que também é diretor da Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão). Segundo ele, empresas internacionais que transportam algodão estão evitando portos brasileiros. “Problemas portuários afastam as empresas.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;