Esportes Titulo Festa
Phelps obtém segundo ouro em jornada histórica para a natação
Da AFP
11/08/2008 | 03:35
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos ganharam nesta segunda-feira, no Cubo d'Água, a prova de revezamento 4x100m livre dos Jogos Olímpicos de Pequim, concedendo a Michael Phelps seu segundo ouro e um novo recorde mundial, em uma jornada histórica para a natação mundial com quatro novas marcas mundiais.

Em uma prova que entrará para os anais da história, Jason Lezak foi o herói da equipe na última perna do revezamento ao vencer o francês Alain Bernard na última braçada e dar a vitória aos Estados Unidos.

"Jason (Lezak) terminou esta prova melhor do que podíamos pedir, estava muito inspirado e, no final, estava muito contente, perdi a voz, foi muito emocionante", disse Phelps aos jornalistas pouco depois da prova, que entrou para a histórias das Olimpíadas.

A nova marca mundial foi estabelecida em 03min08s24, após o tempo de 03min12s23 obtido pela equipe reserva na eliminatória. Os franceses tiveram que se consolar com a medalha de prata e um novo recorde europeu, com 03min08s32. Em terceiro lugar chegaram os australianos, com 03min09s91.

Na mesma prova, o australiano Eamon Sullivan bateu o recorde do mundo dos 100 metros livres em 47 segundos e 24 centésimos ao abrir o revezamento, superando a marca anterior de 47.50, obtida pelo francês Alain Bernard em 22 de março último em Eindhoven (Holanda).

Phelps conquistou assim sua segunda medalha de ouro nos Jogos Olímpicos chineses, após ganhar a dos 400 metros medley no domingo, quebrando inclusive seu próprio recorde mundial da modalidade, com 04min03s84.

O japonês Kosuke Kitajima conservou seu título olímpico dos 100 metros peito, com o tempo de 58s91, em uma final em que se impôs ao noruguês Alexander Dale Oen (59s20) e ao francês Hugues Duboscq (59s37).

Kitajima, que foi o primeiro atleta a nadar abaixo dos 59 segundos, também quebrou o recorde do americano Brendan Hansen (59s13), campeão mundial em 2007, que chegou em quarto no Cubo d'Água, com um tempo de 59s97.

"Só me concentrei em mim", disse Kitajima, ao deixar a piscina. O japonês declarou antes dos Jogos que não voltaria a seu país se não ganhasse a medalha de ouro.

A australiana Lisbeth Trickett ganhou a medalha de ouro dos 100 metros borboleta, superando a americana Christine Magnusson e a compatriota Jessicah Schipper.

Atual campeão do mundo, Trickett, 23 anos, venceu com o tempo de 56 segundos e 73 centésimos, com uma boa margem sobre Magnusson (57s10) e Schipper (57s25).

"Incrível, melhor do que jamais esperei, obtive minha melhor marca pessoal, além de uma medalha de ouro olímpica, é mais do que jamais pude sonhar", disse feliz Trickett.

A britânica Rebecca Adlington ganhou a medalha de ouro da prova dos 400 metros livres, com o tempo de 4min03s22.

Adlington superou a americana Katie Hoff (4min03s29) e a compatriota Joanne Jackson (4min03s52). "Estamos as duas muito contentes e orgulhosas de sermos britânicas, foi muito mais duro do que pensei, no final só resisti", disse a nadadora.

A francesa Laure Manaudou, atual campeã, terminou na oitava e última colocação de sua prova favorita. A zimbabuana Coventry quebrou o recorde mundial dos 100 metros costas nas semifinais com o tempo de 58s77. A marca anterior - 58s97 - pertencia a Natalie Coughlin.

"Estou muito contente, foi uma grande prova, agora só quero voltar para a Vila e descansar para a final, que será muito parelha", disse a zimbabuana, que já ganhou uma medalha de prata nos 400 metros medley.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;