Economia Titulo Expectativa
Presidente do BNDES acredita que inflação já parou de subir
Por
06/08/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, considera possível que a inflação já tenha parado de subir. "Há indicações de inflexão da curva de inflação", afirmou Coutinho, ao chegar ontem ao Banco Central no Rio para o seminário Grau de investimento, um novo ciclo para o Brasil, promovido pela Associação e Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro.

Coutinho lembrou que os preços das matérias-primas (commodities), inclusive do petróleo e dos metais, estão recuando. De acordo com ele, aparentemente, existe uma redução das pressões inflacionárias globais.

"A inflação vai voltar para as metas. Tem que olhar de forma mais paciente", disse Coutinho, defendendo a manutenção da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo, utilizada nos empréstimos concedidos pelo BNDES) em 6,25% ao ano.

Para ele, a TJLP e o BNDES ainda são muito importantes no financiamento de longo prazo ao investimento, que aumenta a capacidade produtiva do País e "a manutenção da estabilidade no longo prazo".

Segundo o presidente do BNDES, os números da instituição estão firmes e não mostram nenhuma desaceleração significativa da demanda dos empresários por recursos para investir. Coutinho disse que o tipo de ajuste ideal entre oferta e demanda no Brasil neste momento "é o que modere um pouco o crescimento do consumo e dos gastos do governo, o que o Tesouro já vem fazendo, e não afete a expansão dos investimentos".

Para Coutinho, é desejável uma ligeira desaceleração da economia em relação ao consumo e aos gastos do governo. Comentou também que há um crescimento dos bens de capital. Ele minimizou o fato de as expectativas de inflação do mercado estarem acima do teto da meta para este ano, que é de 6,5%.

"Acho que não é tão relevante. Relevante é a tendência." "Aparentemente, estamos ultrapassando o pico das tensões inflacionárias", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;