Cultura & Lazer Titulo Festival
'Linha de Passe', de Walter Salles, concorre em Cannes
Por Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
24/04/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


O filme Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas, foi selecionado para a mostra oficial do 61º Festival de Cannes, que acontecerá entre 14 e 25 de maio, anunciou nesta quarta-feira a organização do evento.

A história tem como foco a vida de quatro garotos que sonham em se tornar grandes jogadores de futebol. O elenco conta com o ator Vinícius de Oliveira, conhecido pelo papel de Josué em Central do Brasil. O novo longa nacional utilizou a região do Grande ABC para a gravação de algumas cenas.

Em setembro do ano passado, a produção do filme esteve no estádio Bruno José Daniel, em Santo André, e realizou algumas filmagens. O Diário estava no estádio quando percebeu a movimentação da produção se preparando para as cenas. As imagens obtidas mostram figurantes formando uma fila em frente à bilheteria do estádio para comprar ingressos. Um descampado na cidade de Mauá também serviu como set de filmagens. A assessoria de imprensa só não soube informar quais foram os trechos rodados no local.

Medalhões - Salles (Central do Brasil, Diários de Motocicleta) e Daniela, que já co-dirigiram Terra Estrangeira, terão como adversários na disputa pela Palma de Ouro nomes consagrados do cinema mundial como Clint Eastwood, Steven Soderbergh e Wim Wenders.

 O diretor-geral e o presidente do Festival, respectivamente Thierry Frémaux e Gilles Jacob, anunciaram em uma entrevista coletiva em Paris que a seleção oficial competitiva terá 20 filmes, mas revelaram os títulos de 19. O último, um longa-metragem, será anunciado nos próximos dias.

Além do filme brasileiro, o cinema sul-americano terá dois representantes argentinos na disputa pela Palma: La Mujer Sin Cabeza, de Lucrecia Martel (diretora de O Pântano e A Menina Santa) e Leonera de Pablo Trapero.

O cinema norte-americano está representado por dois grandes diretores: Clint Eastwood, com The Changeling, thriller que tem como estrela Angelina Jolie, e Steven Soderbergh, com The Argentine, sobre a vida de Che Guevara, interpretado por Benicio Del Toro.

O canadense Atom Egoyan com Adoration e o alemão Wim Wenders con The Palermo Shooting também estão presentes na mostra oficial.

Fora de competição, Cannes marcará as pré-estréias de Indiana Jones IV, de Steven Spielberg, e do filme mais recente de Woody Allen, Vicky Cristina Barcelona, rodado na Espanha com os astros locais Penélope Cruz e Javier Bardem, além da americana Scarlett Johansson, nova musa do diretor.

Mais Brasil - Nas mostras especiais, um dos destaques será o documentário do cineasta sérvio Emir Kusturica sobre o ex-jogador argentino Maradona.

Como prova do bom momento brasileiro nos festivais internacionais, após a premiação de Tropa de Elite com o Urso de Ouro em Berlim, o País também emplacou dois filmes na mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar), a segunda mais importante do Festival de Cannes.

Afterschool, primeiro longa-metragem do brasileiro-americano Antonio Campos, filho do jornalista Lucas Mendes, e A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele, primeira obra como diretor do consagrado ator, foram selecionados para a mostra.

Considerada a mostra de descoberta de talentos, os filmes selecionados para a Un Certain Regard não disputam a competição oficial do Festival, com exceção dos longas de estréia e seus diretores, que podem levar a Câmara de Ouro.

Durante anos, a mostra não teve nenhum prêmio, mas atualmente um júri especial concede um prêmio a um dos filmes selecionados.

O júri da Palma de Ouro será presidido pelo ator e cineasta americano Sean Penn e contará ainda com os atores italiano Sergio Castellitto, americana Natalie Portman e alemã Alexandra Maria Lara, além dos diretores mexicano Alfonso Cuarón, tailandês Apichatpong Weerasethakul e francês Rachid Bouchareb. Outros dois membros ainda serão anunciados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;