Setecidades Titulo Intervenção
Ponte reformada traz melhorias
no trânsito em Rio Grande da Serra

Trecho da Avenida Guilherme Pinto Monteiro foi ampliado e
ganhou passarela e iluminação; obra foi entregue no sábado

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
27/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A reforma da ponte localizada na Avenida Guilherme Pinto Monteiro, em Rio Grande da Serra, que passa sobre o Rio Grande, melhorou a rotina dos motoristas que circulam pelo local. As intervenções na via facilitaram a ligação do Centro com sete bairros da cidade e melhoraram uma das opções de acesso a Ribeirão Pires. A obra foi entregue pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), no sábado.

A ponte, que antes tinha passagem estreita com espaço para um só carro, foi ampliada e agora tem duas faixas para circulação de veículos. O trecho também foi elevado para evitar inundações na pista em tempos de chuva por conta da proximidade com o Rio Grande. A área também ganhou iluminação, além de sinalização vertical e horizontal. A reforma contou com investimento de R$ 1,7 milhão do governo estadual.

"É uma obra muito importante para o município, sendo uma das mais significativas dos últimos tempos, já que essa avenida corta praticamente metade da cidade", disse Gabriel Maranhão (PSDB), atual secretário de Obras e Planejamento, que venceu as eleições municipais e será o futuro chefe do Executivo, a partir do dia 1°.

Maranhão disse que, além da melhoria no trânsito da cidade, a intervenção é importante porque tira o risco de queda da ponte em época de cheias do Rio Grande, o que acontecia anteriormente à obra ser concluída. "Ganhamos em acessibilidade e segurança. Antes, o local era muito baixo e sempre inundava. Agora, não temos mais preocupação de danificações na estrutura", comentou o secretário.

A obra beneficia as vilas São João, Lopes, Monte Alegre, Recanto Alpino, Conde, Tsuzuki e Pedreira, que ganharam melhor mobilidade no trajeto de ida e volta ao Centro. Segundo o secretário, de 2.000 a 3.000 veículos passam pelo local diariamente.

Durante a cerimônia de inauguração, no sábado, o prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB) se emocionou ao lado do governador. Ele tratou o trabalho como um marco de sua gestão. "Fechou meu governo com chave de ouro", disse.

Os munícipes que utilizam frequentemente o trecho elogiaram a reforma da ponte. "Melhorou muito. Antes, havia muito trânsito aqui. Se passasse um caminhão, tinha de parar o fluxo no sentido contrário porque não tinha espaço para dois veículos. Foi um avanço significativo para a cidade. Há muitos anos não ocorria uma obra como essa", disse o taxista Manoel Elias Moreira, 46 anos.

O fiscal Daniel Antônio Mariano, 42, que não utiliza automóvel, também demonstrou contentamento. "Ficou bom. Antes não dava para passar a pé. O pedestre tinha de se arriscar entre os carros", relatou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;