Internacional Titulo Por 50 manifestantes
Carro de embaixador dos EUA é cercado em Pequim
Por
19/09/2012 | 00:33
Compartilhar notícia


O embaixador dos EUA na China, Gary Locke, foi cercado hoje em seu carro oficial por um grupo de aproximadamente 50 manifestantes chineses do lado de fora da embaixada, e teve de ser protegido por seguranças chineses, informa reportagem do jornal norte-americano "The Wall Street Journal".

 

Os manifestantes causaram pequenos danos ao veículo, mas Locke saiu ileso, segundo comunicado do Departamento de Estado dos EUA. "Os funcionários da embaixada registraram sua preocupação sobre o incidente de hoje ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, exortando o governo chinês a fazer o possível para proteger as instalações norte-americanas e seu pessoal", informou o comunicado.

 

A embaixada dos EUA em Pequim fica perto da embaixada do Japão, onde milhares de pessoas vêm realizando protestos nos últimos dias, em uma demonstração de raiva sobre a decisão do governo japonês de comprar algumas ilhas em disputa no Mar da China Oriental.

 

A segurança próximo à embaixada dos EUA foi intensificada nesta semana, com a polícia de choque tentando manter a ordem entre os manifestantes. As principais estradas próximas à embaixada foram fechadas ao tráfego de veículos, emboras elas tenham sido reabertas, diante de forte presença policial.

 

O incidente ocorre enquanto o Secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, está em Pequim nesta semana para uma reunião com altos líderes militares chineses e civis.

 

O comunicado não deu detalhes sobre o que motivou a ação dos manifestantes no bloqueio do veículo de Locke. Protestos em algumas cidades chinesas têm se tornado violentos causando danos a carros, comércios e fábricas do Japão, que decidiram fechar suas portas temporariamente por razões de segurança. Entretanto, os protestos em Pequim contra o carro do embaixador não parecem ter como alvo os EUA, ou sua aliança com o Japão. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;