Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Doença Renal Policística (DRP)

Doença relativamente comum, progressiva e hereditária...

Por Leo Kahn
Do Diário do Grande ABC
23/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Doença relativamente comum, progressiva e hereditária, determinada por mutações nos genes, que se manifesta em ambos os sexos, não importa idade e etnia, mas parece haver fatores ambientais envolvidos.

A principal característica é a formação de inúmeras dilatações de diferentes tamanhos em alguma parte do néfron, que é a unidade funcional dos rins encarregada de filtrar o sangue e eliminar a urina.

Esses cistos renais contêm material líquido semelhante ao plasma sanguíneo (cistos simples) ou semissólido (cistos complexos), em seu interior, e podem afetar um ou os dois rins.

Cistos simples, em pequeno número, isolados, com superfície regular, podem surgir nos rins à medida que as pessoas envelhecem sem constituir problema mais sério de saúde.

Na DRP são em grande número, afetam os dois rins e podem estar associados ao aparecimento de cistos no fígado, pâncreas, vasos sanguíneos, vesículas seminais, coração e cérebro.
A doença renal policística é herdada através dos integrantes de uma família, geralmente, como um traço autossômico dominante. Se um dos pais carrega o gene, os filhos têm 50% de chance de desenvolver a doença.

A DRP autossômica dominante ocorre tanto em crianças quanto em adultos, sendo muito mais comum em adultos. Os sintomas geralmente não aparecem até a meia-idade e acomete aproximadamente um em cada 1.000 pessoas nos Estados Unidos. A forma autossômica recessiva aparece na infância ou adolescência. É menos frequente do que a autossômica dominante, mas tende a ser muito séria e piorar rapidamente. Ela pode causar doenças pulmonares e hepáticas graves, doença renal terminal e colocam a vida em risco.

Sinais e Sintomas:

Na grande maioria dos casos, no início, os cistos são assintomáticos. 

Com a evolução do quadro as queixas mais frequentes são:

- Dor nas costas,

- Cansaço,

- Edema,

- Náusea,

- Hematúria,

- Infecções urinárias,

- Cálculo renal,

- Hipertensão arterial,

- Proteinúria,

Doença diverticular do intestino e aneurisma intracraniano são comorbidades que podem estar associadas aos rins policísticos. O diagnóstico é realizado por acaso durante exames de rotina, ou porque surgiram sintomas sugestivos de algum tipo de disfunção renal. Nesses casos, após o histórico do paciente e exame físico o médico solicita exames de imagem, como ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada do abdômen para complementação.

Saiba mais:

A doença renal policística é hereditária, mas em alguns casos, pode ser provocada pela mutação espontânea do gene que, depois passa a ser transmitido para as futuras gerações.

Mantenha os níveis da pressão arterial nos valores adequados.

Parentes próximos, de primeiro grau e maiores de 18 anos devem ter avaliação precoce das condições renais.

Beba bastante líquido.

Evite a ingestão de cafeína em excesso.

Evite o cigarro.

A doença renal policística adquirida que não é hereditária nem provoca o aparecimento de cistos em outros órgãos. Ela ocorre em pacientes com uremia prolongada ou fazendo hemodiálise há muito tempo, e representa uma complicação grave da doença renal.

Alterações nas dosagens ideais de creatinina e ureia registrada nos exames de sangue podem ser úteis para estabelecer o diagnóstico e acompanhar a evolução da insuficiência renal crônica.

Os cistos renais não constituem sinal de lesão pré-maligna, no entanto, exigem atenção e acompanhamento médico periódico de um especialista.  Além dos danos que provocam no organismo, o fato de serem numerosos e aumentarem progressivamente de tamanho, pode representar um risco para o diagnóstico tardio de um tumor que, acaso, se instale entre eles, procure seu médico.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie e-mail para
leo.kahn@uol.com.br ou visite o blog www.topblog.com.br/endocrino. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;