Cultura & Lazer Titulo Santo André
Salão de Arte Contemporânea abre nesta terça

Evento de artes plásticas chega à 42ª edição
e pode ser visitado em espaço no Teatro Municipal

Por Gustavo Cipriano
28/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Pela 42ª vez, os moradores e visitantes de Santo André poderão conferir obras dos mais diversos artistas da região. Amanhã, a partir das 19h30, será aberta a edição deste ano do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. As obras foram instaladas no salão de exposições do Teatro Municipal (Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0605), no Centro. 
 
As visitas estarão abertas até o dia 28 de junho, de terça-feira a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 19h. A entrada é gratuita para todo o público.
 
O evento reúne fotos, pinturas, vídeos, esculturas e outras linguagens. A organização montou acervo com um total de 85 peças de 40 autores, entre eles Duda Oliveira e Mayara Tutuimi. Dos trabalhos apresentados, seis foram selecionados para receber prêmios-aquisição no valor total de R$ 28.000 e um para levar para casa o prêmio estímulo de R$ 2.000.
 
As obras que entram no tradicional salão andreense foram escolhidas por um júri. Nesta temporada, a comissão de seleção foi formada por Enock Sacramento, Hugo Fortes e Damara Bianconi. Os três se reuniram por dez dias para analisar todo o material inscrito, que totaliza 1.093 projetos. 
 
“Prezamos pela criatividade, originalidade e nível técnico”, declara Sacramento, conhecido por sua atuação como crítico e integrante da Associação Paulista de Críticos de Arte. O jurado tem em seu currículo passagem pelo jornalismo, apesar de não ter formação na área. Ele trabalhou no Diário na época em que o jornal ainda se chamava News Seller, além de outros veículos na Grande São Paulo.
 
Sacramento foi um dos fundadores do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. A edição de estreia também marcou a primeira contribuição do crítico no papel de avaliador. 
 

Com a experiência desta edição do evento, teve acesso às mais diversas peças. Ele diz que, ao longo do tempo, as obras dos participantes mudaram de cara, mas até hoje tudo continua baseado em um pilar: a liberdade de expressão. “Todo salão é diferente, mas é igual. Os artistas passam por fases diversas e também suas obras, mas o que fica é sempre a liberdade de cada um”, comenta Sacramento.

DESTAQUE

 Um dos destaques da edição deste ano é Guilherme Augusto, conhecido no meio artístico pelo apelido de Gafi. Natural e morador de Santo André, essa é a segunda vez que ele tem sua arte exposta na mostra. Em 2012, marcou presença no evento com pinturas sobre jornal.
 
 Agora, o pintor teve três peças selecionadas, sendo duas delas premiadas também. O tema escolhido foram os trabalhadores urbanos. Com uma câmera na mão, Gafi costuma sair às ruas e fotografar o que vê. Sua intenção é tornar essas atividades mais visíveis em meio à sociedade. 
 
 “Os trabalhadores são pessoas que passam despercebidas pela gente. Para chamar a atenção para isso, na imagem só aparecem os uniformes, os rostos não”, comenta. “A ausência das faces é justamente para fortalecer esses ofícios, na ideia de que todos são iguais.”
 
Suas peças foram elaboradas com tinta aquarela e papel. Como suporte, foram utilizados pedaços de objetos que o artista encontrou jogados nas ruas. O uso de materiais aleatórios retirados do ambiente urbano é uma marca registrada. Na sua oficina, madeira e lixo em geral são reciclados para servir de base para pinceladas.
 

O jeito de fazer arte de Gafi, aliás, tem forte influência no que fazia antes de se tornar um pintor. O artista começou no grafite e hoje traz essa experiência para as obras. “Eu acompanhei o crescimento da cidade nas ruas e eu procuro transportar os temas dali para o que faço agora”, explica. “Parei de fazer grafite, mas é referência até hoje. Até porque isso não é só uma arte, é uma forma de viver”, completa o andreense.

Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto – Exposição. A partir de amanhã. No salão de exposições (Teatro Municipal) – Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0605. Terça a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 19h. Grátis. Até 28 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;