Política Titulo Mauá
Vanessa Damo foca pessoas com deficiência
Por Luis Felipe Soares
do Diário do Grande ABC
14/08/2012 | 07:15
Compartilhar notícia


Uma das prioridades do plano de governo da prefeiturável de Mauá Vanessa Damo (PMDB) é investir em projetos voltados ao cuidado de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O tema veio à tona ontem à tarde, enquanto passeava com carro de som pelas calmas ruas do Jardim Anchieta e da Vila Assis.

No meio do trajeto, uma mulher parou o veículo e pediu à deputada estadual maior atenção ao transporte de deficientes, ressaltando que precisava levar ser filho até Ribeirão Pires.

"Antes de eu ser vereadora e deputada, dava cursos de qualificação para pessoas com deficiência. É um tema em que tenho conhecimento e que quero colocar em pauta. Existe reclamação constante e iremos fazer tudo o que couber à Prefeitura em relação ao transporte dessas pessoas", afirmou a candidata.

Vanessa explicou que muitos moradores buscam apoio nas atividades da Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência) de Ribeirão Pires. Apesar do trabalho da unidade mauaense da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), no bairro Capuava, e do Centro Municipal de Educação Inclusiva Cleberson da Silva, localizado na Vila Magini, a peemedebista acredita que os espaços não suportam a demanda.

A ideia da prefeiturável é construir em Mauá um centro de reabilitação especializado, que teria piscina com água aquecida para exercícios especiais. "Um desejo é voltar com os serviços de equoterapia (método terapêutico que utiliza ações com cavalos para ajudar os deficientes). E temos de dar condições para que o Centro Municipal tenha seu atendimento ampliado. Estou estudando a possibilidade de trazer para a cidade um braço da Apraespi. Queremos que as pessoas especiais não tenham de se deslocar para outros lugares para serem atendidas."

Tamanha a importância dada pela deputada ao tema que ela garantiu que, caso seja eleita em outubro, irá criar uma secretaria específica para cuidar dessas questões. "Eles merecem ter uma atenção especial. Foi uma solicitação mais do que justa da mãe que nos parou."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;