Política Titulo Mudança
Berzoini vira ministro e altera cenário político na região

Deputado federal teve quase 11 mil votos nas sete cidades do Grande ABC na eleição de 2010

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A ida do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) para o Ministério das Relações Institucionais, no lugar de Ideli Salvatti (PT), vai movimentar o tabuleiro eleitoral do Grande ABC. Com base de apoio na região, Berzoini desistiu da candidatura à reeleição à Câmara Federal, abrindo espaço para nomes das sete cidades que tentarão um assento no Congresso Nacional. Também haverá alterações de cenário na concorrência à Assembleia Legislativa.

Os principais beneficiados com a saída de Berzoini do pleito de outubro são os já deputados Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-São Bernardo), Vanderlei Siraque (PT-Santo André) e Helcio Silva (PT-Mauá). O ex-prefeito de Diadema Mário Reali (PT), que decidiu apenas neste mês que concorrerá a uma cadeira em Brasília, também pode se aproveitar da situação.

Em 2010, Berzoini recebeu 140.525 votos, sendo 10.903 do Grande ABC. Foram 1.784 adesões em Santo André, 6.089 em São Bernardo, 96 em São Caetano, 2.001 em Diadema, 774 em Mauá, 63 em Ribeirão Pires e 96 em Rio Grande da Serra.

Para Siraque e Helcio, a nomeação de Berzoini para o primeiro escalão de Dilma Rousseff (PT) é providencial. Ambos se tornaram deputados durante a legislatura – o andreense foi primeiro suplente e assumiu cadeira de Aldo Rebelo (PCdoB, que fez coligação proporcional com o PT); o mauaense, vice-prefeito eleito da cidade, foi para Brasília apenas em dezembro.

Com 93.314 votos em 2010, Siraque terá apoio irrestrito do governo Carlos Grana (PT) em Santo André, mas trabalha para ampliar a votação. Helcio terá de ao menos dobrar o número de sufrágios recebidos quatro anos atrás – conquistou 64.938 votos.

Maria Lúcia Prandi assume a cadeira de Berzoini.

ASSEMBLEIA

A saída de Berzoini da eleição mexerá diretamente no pleito à Assembleia Legislativa no PT de São Bernardo. A lacuna deixada por Berzoini será ocupada agora por Luiz Claudio Marcolino, deputado estadual pela sigla e com ligações fortes com diversos sindicatos da Capital.

Desta forma, o projeto do diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Teonilio Monteiro da Costa, o Barba (PT), ganha fôlego na cidade e em São Paulo, abrindo espaço também para abrangência eleitoral do presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira (PT), e de Ana do Carmo (PT).

OUTRA MUDANÇA

Dilma Rousseff também alterou o comando da Secretaria de Direitos Humanos. Maria do Rosário deixou o posto para Ideli Salvatti para poder concorrer a uma cadeira na Câmara Federal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;