Setecidades Titulo São Bernardo
Rua esburacada isola moradores no Jd.Detroit, em São Bernardo

Vizinhança há quatro anos reclama que nem caminhão de lixo consegue circular pela via

Renata Rocha
Especial para o Diário
08/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Rua Jerônimo Moratti, localizada no Jardim Detroit, em São Bernardo, está intransitável devido à grande quantidade de buracos. Moradores do local contam que o problema surgiu depois que a Prefeitura removeu os barracos de favela próxima, no Jardim Ipê. O tráfego de caminhões e equipamentos pesados utilizados na desocupação e demolição teria danificado asfalto da rua.

A vizinhança reivindica melhorias na via desde 2010, quando a Sociedade Amigos do Bairro Jardim Detroit elaborou o primeiro ofício no qual pedia a complementação do asfalto. Desde então mais quatro requerimentos foram feitos, todos sem retorno da Prefeitura, segundo moradores.

“Essa situação é complicada para todos. Pessoas já caíram na rua. Quando chove não dá para passar. As crianças não conseguem chegar à escola em segurança, é necessário colocar guia, sarjeta e asfalto”, disse o líder comunitário Osvaldo Teixeira Barbosa, 59.
Outra reclamação dos moradores é que, por causa dos buracos, caminhões de lixo, gás, ambulâncias e viaturas de polícia não conseguem passar pela rua, o que acaba por isolar a comunidade.

“Sair de noite está perigoso, no meio da rua tem entulho grande que atrapalha a passagem e a visão de quem está por perto”, contou a auxiliar de limpeza Patrícia de França Machado, 35. Além das melhorias no asfalto, os moradores esperam pela a construção de um parque no terreno ocupado pela antiga favela.

A Prefeitura de São Bernardo informou que a urbanização do núcleo Jardim Ipê faz parte de projeto PAC Alvarenga, com recursos da União e do município.

Entre as intervenções previstas estão a construção do parque e a execução de redes de água, esgoto e drenagem, e pavimentação de vias, incluindo a Rua Jerônimo Moratti.

As obras tiveram de ser reprogramadas junto à Caixa Econômica Federal para que fossem incluídas intervenções que não estavam previstas. A continuidade dos serviços seguirá cronograma que será apresentado em reuniões com a comunidade neste mês.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;