Economia Titulo
Iene sobe ante dólar diante de preocupação com Ucrânia
Por
28/02/2014 | 06:59
Compartilhar notícia


O iene se fortaleceu frente ao dólar nesta sexta-feira durante a sessão asiática, enquanto a Bolsa de Tóquio fechou em queda mesmo diante do bom desempenho das bolsas de Wall Street. As preocupações com a instabilidade na Ucrânia também afetaram os mercados.

Os exportadores do Japão ajudaram a sustentar a alta do iene e um sólido aumento do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) diminuiu as expectativa de que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anuncie medidas adicionais de flexibilização no curto prazo, o que pressionaria a moeda japonesa.

Na quinta-feira, a presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, admitiu a fraqueza dos dados recentes e afirmou que o banco central poderia reconsiderar a redução do seu programa de compra de ativos se as perspectivas econômicas mudassem significativamente.

As preocupações com a estabilidade na Ucrânia também foram consideradas pelos investidores. O novo governo do país pediu assistência financeira internacional nesta quinta-feira. A estabilidade do novo governo ainda não está clara.

As compras de iene pelos exportadores sustentou a valorização da moeda japonesa.

Os investidores estarão atentos à divulgação da inflação na zona do euro. A tendência de baixa inflação provavelmente vai aumentar as expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) anunciará uma flexibilização adicional. A publicação do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA também deve estar no radar dos investidores no último pregão da semana.

Às 6h09 (de Brasília), o dólar operava a 101,72 ienes, de 102,16 ienes no final da tarde de ontem em Nova York, enquanto o euro operava a 139,50 ienes, de 140,05 ienes. O euro opera a US$ 1,3712, de US$ 1,3710. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;