Política Titulo Santo André
Salles aposta em 2° turno
com Grana em Sto.André

Candidato do PDT à Prefeitura se mostra otimista com o
resultado da pesquisa divulgada no domingo pelo Diário

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
23/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O resultado da primeira pesquisa eleitoral divulgada pelo Diário deixou o candidato do PDT à Prefeitura de Santo André, Raimundo Salles, otimista. A confiança do prefeiturável é tanta que, ontem, ele afirmou estar esperando disputar o segundo turno com o postulante do PT ao Paço, Carlos Grana, ignorando o atual prefeito, Aidan Ravin (PTB), que lidera o levantamento estimulada com 32,5% das intenções de voto.

O pedetista aparece em terceiro lugar com 17,8% da preferência dos eleitores andreenses. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, Salles está empatado tecnicamente com Grana, que registrou 20,4% no levantamento.

"Havia discussão sobre a possibilidade de uma terceira via na cidade. A pesquisa mostrou que estou mais do que consolidado neste posto. Existiram conversas dentro do grupo do Aidan de que ele venceria no primeiro turno. Isso está provado que não vai acontecer. Será o contrário. Ele vai ficar fora da disputa no segundo turno", analisou.

Salles está confiante nas atividades de rua que vem realizando e disse esperar crescer nas próximas pesquisas. "Da última vez que concorri ao Paço (em 2008), iniciei a campanha com apenas 7% (em julho de 2008, ele tinha 12%). Agora, estou com quase 18%. Isso mostra que minha popularidade é bem maior desta vez."

 

ADVERSÁRIOS

O pedetista fez questão de ressaltar que, mesmo sem exercer cargo executivo ou legislativo, está conseguindo bom número de adeptos à sua candidatura na cidade. "Sou apenas um mero advogado, não tenho máquina (mandato) nenhuma nas mãos. Não sou prefeito ou deputado e estou me destacando. Tenho certeza que vou para o segundo turno."

Salles aproveitou para alfinetar Grana, dizendo que o candidato do PT ficou com o quarto menor índice de rejeição por ser pouco conhecido no município. "O povo rejeita só quem conhece. É impossível desgostar de quem você não sabe quem é."

O postulante do PDT também acredita em queda de eleitores de Aidan nas próximas pesquisas. Em comparação com a pesquisa pré-eleitoral divulgada pelo Diário no inicio do mês passado, o atual prefeito de Santo André caiu de 35% para 32,5%. "Achei resultado maravilhoso. O Aidan teve diminuição de eleitores. Ele está perdendo pontos e isso me beneficia", afirmou Salles.

O petebista foi procurado pela equipe do Diário para comentar os números da pesquisa. Mas não retornou aos contatos feitos por telefone e e-mail.

 

CAMPANHA

Ontem à tarde, Salles realizou caminhada no bairro Camilópolis, onde encontrou e conversou com moradores e comerciantes da região. A maior reivindicação feita pelos populares foi a instalação de espaços culturais e de lazer, principalmente para crianças e adolescentes.

O prefeiturável também organizou reunião com candidato a vereador do bairro e se encontrou com lideranças locais. "A agenda está apertadíssima. Estamos trabalhando bastante para mostrar nossos projetos para toda a cidade. Será sempre assim daqui em diante", comentou o pedetista.

 

Fláquer se diz surpreso por não estar em 3°

O candidato do PRTB à Prefeitura de Santo André, Alexandre Fláquer, disse que se surpreendeu ao saber que não apareceu em terceiro lugar na pesquisa eleitoral divulgada pelo Diário ontem. O nome do renovador-trabalhista ficou em quarto, atrás de Raimundo Salles (PDT).

O postulante ignorou o fato de ter maior percentual de intenção de votos que Nilson Bonome (PMDB), candidato que foi homem-forte no governo de Aidan Ravin (PTB), chegando a chefiar três secretarias simultaneamente. "Fiquei mais surpreso em aparecer atrás do Salles do que na frente do Bonome", comentou.

No entanto, Fláquer comemorou a quarta colocação no estudo, apesar do baixo índice de 2,7%. "Está ótimo. Na pesquisa espontânea, 65% das pessoas não sabem em quem votar. Vamos buscar o apoio desses eleitores, porque sabemos que podem fazer a diferença no resultado final da eleição. Estou confiante em disputar o segundo turno", vislumbrou o prefeiturável.

Ter sido o candidato com terceira maior rejeição na cidade assustou o postulante. A pesquisa mostrou que o Fláquer registrou 33,8% neste quesito. "Não esperava ter percentual tão alto porque ainda estamos começando a colocar campanha na rua. Muita gente nem sabe que sou candidato", justificou o renovador-trabalhista.

 

REALIDADE DIFERENTE

O candidato a vice prefeito na chapa de Bonome, Rafael Daniel (PMN), disse que os índices da pesquisa não condizem com que os militantes da coligação veem pela cidade. "Discutimos isso desde o início da manhã, quando pegamos o jornal na mão. A gente sente na rua que a realidade não é essa. Respeitamos os números, mas o sentimento de rua é outro. Vamos mostrar nas urnas que o resultado será positivo", comentou Rafael, que representou Bonome em atividade na Vila Curuçá. O peemedebista se ausentou do ato por conta de falecimento na família.

 

 

Candidato do PT se apoia em alta rejeição de Aidan Ravin

Para Carlos Grana, candidato do PT à Prefeitura de Santo André, o alto índice de rejeição de Aidan Ravin (PTB) apontado pela pesquisa divulgada ontem pelo Diário será trunfo para conquistar êxito nas urnas. A quantidade de entrevistados que declararam não votar no petebista chegou a 53,2%, o maior entre os prefeituráveis. "Isso foi o que mais me chamou a atenção. O que estamos sentindo na rua, no contato com o eleitor, foi expressado na pesquisa. As pessoas estão apontando para mudança", afirmou o petista.

Grana comemorou o fato de estar na segunda colocação, com 20,4% na intenção de voto. "Achei muito favorável, principalmente pelas circunstâncias apresentadas. No Grande ABC, quem é candidato à reeleição pelo PT, como em São Bernardo (Luiz Marinho) e Diadema (Mário Reali), está sendo apontado como vencedor no primeiro turno. É minha primeira eleição majoritária. Por atingir esse patamar no começo da campanha, os números foram recebidos com bastante otimismo."

 

VISITA ILUSTRE

Na manhã de ontem, Grana recebeu a visita do Senador Eduardo Suplicy (PT), que compareceu à inauguração do comitê político de Humberto Tobé (PT), coordenador regional do partido e candidato à vereador em Santo André.

Durante o discurso, Suplicy se comprometeu a estar presente em atividades eleitorais durante a campanha de Grana. "Quero muito poder ajudá-lo, inclusive, fazer de Santo André e de todas as cidades do Grande ABC exemplos pioneiros da transição do programa Bolsa Família para a Renda Básica de Cidadania."

O prefeiturável ressaltou o apoio de um dos fundadores da legenda. "Mesmo os mais ferozes opositores ao PT reconhecem que o Suplicy é um dos políticos com maior credibilidade no País. O fato dele vir e prestigiar nossa campanha é uma honra. Acho que a imagem deste político ético, sério e competente é um orgulho para nós", declarou Grana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;