Memória Titulo
O vôlei brasileiro se consagra em Santo André

Na história do voleibol feminino brasileiro, o título levantado em 1981 pela Seleção, numa jornada de gala em Santo André

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Na história do voleibol feminino brasileiro, o título levantado em 1981 pela Seleção, numa jornada de gala em Santo André. O derradeiro jogo foi emocionante, com uma vitória sobre o Peru por 3 sets a 2. Quebrava-se um tabu de 11 anos, devidamente registrado pelo Diário e por toda a imprensa, nacional e internacional. Os jogos foram televisionados pelas TVs Globo e Cultura.

A manchete do Diário foi em letras garrafais, claro, na primeira página: "Santo André consagra vôlei brasileiro". Ricardo Hernandes tirou mais de 100 fotos. Estão todas devidamente guardadas pelo Banco de Dados do jornal. São negativos em branco e preto. Na cobertura, Daniel Lima, Divanei Guazzelli, Saulo Leite e Lola Nicolàs, hoje diretora de Redação. 

Os ingressos para o último jogo esgotaram-se 24 horas antes do início da decisão.

Pequeno grupo de peruanos esteve presente.

Com a conquista, o Brasil garantiu lugar na Copa do Mundo marcada para o fim de 1982, no Japão.

Frase: "Só falo se me derem plata, plata" (Man Bok Park, coreano, técnico do Peru). 

Legenda da foto: Cenas da tarde em que as meninas do Brasil ressuscitaram o nosso voleibol. E o Ginásio Pedro Dell'Antonia viveu momentos inesquecíveis

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 16 de agosto de 1981 

Especial - Desmatamento, barracos, miséria: a Serra do Mar transforma-se numa imensa favela. Reportagem de Eugênia Pires (texto) e Alberto Murayama (fotos). 

Política - PMDB receia acordo entre Tito Costa (prefeito de São Bernardo) e Lula (sindicalista) para 1982.

EM 16 DE AGOSTO DE... 

1936 - Câmara Municipal de São Bernardo é reinstalada no prédio construído pela família D'Angelo na Rua Marechal Deodoro, hoje Câmara de Cultura Antonino Assumpção.

Trabalhadores

Nasce em 16 de agosto: 

1930 - Antonio Palazoli, operário da Geon Brasil.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS 

Hoje é o aniversário de São Roque (1657), São Bento do Sapucaí (1858) e Santa Gertrudes (1949).

2ª SEMANA OCTAVIANO GAIARSA 

O numismata e filatelista
Texto: Ângelo Gaiarsa Neto 

Sem que nós soubéssemos (pelo menos até os meus 60 anos) meu pai, desde a década de 1920, guardava sistematicamente moedas de todas as que circularam pelo Brasil; em mais de 70 anos acumulou preciosa coleção de grande quantidade de moedas

Nos dois últimos anos de sua vida, mandou elaborar embalagens adequadas (pequenas caixas de madeira compensada) destinando-as uma para cada um de seus cinco filhos. Não sabemos o destino da coleção em papel-moeda; seu espírito altruísta e desapegado deve tê-lo feito doar a alguém que certamente está fazendo bom proveito da coleção.

O mesmo destino (desconhecido) deve ter sido dado à sua coleção de selos, catalogada e classificada durante algumas décadas. Colecionador de selos que foi, criou o seu selo pessoal (ex-libris) constituído por um desenho de suas iniciais (OAG) entrelaçadas. 

AMANHÃ NA 2ª SEMANA OCTAVIANO GAIARSA
Títulos e honrarias

SANTOS DO DIA

Estevão da Hungria, Roque e Alsácio.

Santo Estevão da Hungria (969 - 1039). Com o auxílio da rainha Gisela, fundou muitos mosteiros e espalhou inúmeras igrejas pelas dioceses que foram surgindo em seu país. 

ERRATA
São Tarcisio, cujo dia foi ontem comemorado, viveu entre os anos 969 e 1039, diferentemente do que publicamos.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

Emilia Domingues Carnevalli, 83. Natural de São Bernardo. Dia 14, em São Bernardo. Cemitério da Vila Pires. 

SÃO BERNARDO

José Vendruscolo, 83. Natural de Ribeirão Preto (SP). Dia 12. Cemitério do Baeta.

Alvarino Regado Fernandes Eiras, 76. Natural de Portugal. Dia 13. Cemitério de Vila Euclides.

Edna Tereza Dusi Cassettari, 75. Natural de São Bernardo, nascida em 12-11-1935. Filha de Pedro Dusi e Pierina Venzol Dusi. Dia 12. Cemitério de Vila Euclides.

Maria Alzira Bonicio Gerbelli, 75. Natural de São Bernardo, nascida em 21-7-1936, filha de Luiz Giuseppe Bonicio e Natividade Mendes Bonício. Dia 14. Cemitério de Vila Euclides. 

SÃO CAETANO

Christina Rival Vicente, 95. Natural de Rio das Pedras (SP). Dia 13, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

MISSA

Benedita Aparecida Tártaro Zoboli, a dona Cida. Sétimo dia. Hoje, às 19h, na Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;