Setecidades Titulo SOS Carlos Gomes
Grupo planeja virada cultural informal

Data do ato artístico ainda não foi definida, mas deve ser em fim de semana

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
12/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grupo SOS Carlos Gomes, que luta pela preservação do cine teatro localizado na região central de Santo André, planeja realizar virada cultural informal na cidade. A reunião realizada ontem pelo movimento no plenarinho da Câmara definiu alguns dos artistas e grupos que serão convidados a participar do ato, que ainda não tem data definida, mas deve ocorrer em fim de semana.

"A ideia é que seja logo, pois não queremos deixar o assunto morrer entre a população", destacou uma das integrantes do movimento, a professora da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC) Silvia Passarelli. Conforme a docente, a intenção do ato artístico é mobilizar os moradores da região para reconhecer o valor do patrimônio histórico.

Entre os convidados para a virada estarão integrantes do Corja, grupo formado na Escola Livre de Cinema e Vídeo, bem como alunos dos cursos oferecidos pela instituição quando funcionava no cine teatro, que pretendem fazer números de dança, teatro, esquetes e leituras. Além disso, músicos e bandas de garagem farão apresentações.

O Carlos Gomes passa por reforma desde dezembro sem que o projeto fosse apresentado ao Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André). Agora, os conselheiros tentam tirar o atraso e pedem à Prefeitura toda a documentação referente às intervenções.

Além disso, a pedido do Ministério Público andreense, a obra ficará interditada por 30 dias até que sejam prestados os devidos esclarecimentos sobre a reforma promovida no prédio, que demoliu a fachada onde se lia o nome do cine teatro, parte do teto e, conforme denúncias, teria inclusive quebrado a estrela de gesso que é símbolo do Carlos Gomes.

Na terça-feira, os conselheiros deverão vistoriar o local pessoalmente. Além disso, a administração deve marcar ainda a data da visita técnica do especialista em restauro Júlio de Moraes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;