Economia Titulo Queda
PIB da Itália contrai 0,6% no 1ºtrimestre
Por
10/06/2013 | 06:41
Compartilhar notícia


O Produto Interno Bruto da Itália contraiu 0,6% em termos reais ajustados sazonalmente, ante os três meses anteriores, uma queda maior do que a estimativa preliminar de um recuo de 0,5%, disse o Istat.

O PIB italiano caiu 2,4% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2012. A leitura preliminar era uma contração de 2,3%.

Economistas consultados pela Dow Jones Newswires haviam previsto que as estimativas preliminares seriam mantidas. A recessão da Itália registra uma contração de sete trimestres consecutivos e deverá continuar nos três meses encerrados em 30 de junho.

A contração até agora neste ano tinha sido levada pelo enfraquecimento doméstico, com investimentos fixos de negócios caindo 3,3% em relação aos últimos três meses de 2012 e 7,5% em relação ao primeiro trimestre de 2012, disse o Istat.

Os investimentos fixos italianos ficaram 20% menores no primeiro trimestre de 2013 em comparação com o mesmo período de 2008, segundo dados do Istat.

Os gastos das famílias caíram 0,5% no trimestre e 3,4% no ano, enquanto que - apesar das políticas de austeridade - os gastos do governo aumentaram 0,1% no primeiro trimestre e recuaram apenas 0,8% no ano, segundo dados do Istat.

As exportações, anunciadas como principal motor de crescimento da Itália, caíram 1,9% em relação aos três meses anteriores, a primeira queda trimestral em quatro anos, disse um porta-voz do Istat. As importações caíram 1,6% no trimestre e 5,2% ante o ano passado. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;