Setecidades Titulo Habitação
Santo André prevê
urbanizar Homero
Thon até 2014

Primeiras moradias à beira do Córrego Cassaquera já foram desocupadas e estão sendo demolidas

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
23/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Prefeitura de Santo André promete concluir a urbanização do núcleo Homero Thon até o fim de 2014. As obras foram iniciadas no dia 3, com o começo da remoção das famílias que vivem às margens do Córrego Cassaquera e demolição dos imóveis desocupados. O projeto envolve investimento de R$ 5,7 milhões, sendo que cerca de R$ 2,6 milhões são provenientes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o restante da verba contrapartida municipal.

O prazo para conclusão das obras é de 18 meses. "Essa é uma previsão realista. Dá para urbanizar tudo tranquilamente dentro desse período", confirmou o diretor de Habitação do município, Paulo da Silva Amorim.

O núcleo possui 538 imóveis irregulares. Deste total, 323 famílias serão encaminhadas às moradias construídas nos conjuntos habitacionais Juquiá e Londrina, na Vila Linda. Atualmente, cerca de 65 casas já foram desocupadas, com os moradores se mudando para as novas habitações. Outras 67 famílias sairão até o fim do mês, completando a ocupação dos 132 apartamentos entregues mês passado no Juquiá.

A diarista Luzeni Rodrigues Santos, 36 anos, se mudará para a nova casa na manhã de hoje. Na tarde de ontem, ela fazia retirada dos últimos móveis. "Vai ser maravilha meu novo lar. Não vou precisar mais viver no meio dos ratos. Estou há muito tempo ouvindo promessa que sairia daqui, nem acreditava mais. Agora, é vida nova. Estou indo ao paraíso", comemorou.

A intenção da administração municipal é retirar todas as famílias à beira do córrego dentro de três meses, já que as 220 moradias do empreendimento Londrina estão com prazo de entrega para o fim de julho. "Como os apartamentos estão prontos, faltando apenas detalhes, é questão de equacionar as demolições. Se as famílias não tiverem problemas para sair, a desocupação total da área será concluída de forma rápida", comentou o diretor de Habitação.

Conforme a área for liberada, a empresa contratada para executar o projeto começa as obras para implementação de rede de água e esgoto, drenagem, pavimentação e abertura de vias, além de paisagismo com iluminação. "Vai melhorar muito tanto para quem está indo aos conjuntos Juquiá e Londrina, que é empreendimento benfeito, quanto para quem fica, que terá mais espaço e melhores condições de vida. A ideia de urbanização é tirar as diferenças entre bairro e favela", afirmou Amorim.

Como o projeto para o bairro é antigo, muitos moradores ainda estão desconfiados. "Se vier todas essas melhorias que estão prometendo, vai ser muito bom. Há muito tempo ouvimos promessas, mas nada acontece. Se estão tirando as famílias é porque vai sair do papel", disse o aposentado Claudemir da Silva, 57, que mora no bairro há 25 anos.


Marginal do Cassaquera vai facilitar conexão com Rodoanel

O diretor de Habitação de Santo André, Paulo da Silva Amorim, confirmou que as obras de urbanização do núcleo Homero Thon serão acompanhadas pela construção de avenida à beira do Córrego Cassaquera. "Uma pista já existe, a outra será feita ao mesmo tempo em que o resto avançar", comentou.

O projeto será tocado pela Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos). A Pasta informou que os trabalhos serão iniciados após a conclusão da desocupação das 323 moradias. No entanto, a Secretaria de Obras não informou quais as dimensões da avenida nem quanto será investido para que o projeto seja implementado. O trecho que será construído ampliará a Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, que passa pela beira do córrego e possui fluxo de mão dupla.

Após a construção da via, a intenção da administração municipal é conectar dois dos principais eixos do Grande ABC. Em uma ponta, o Trecho Sul do Rodoanel. Na outra, a Avenida dos Estados - separados por quatro quilômetros e meio por este caminho.

Da divisa com Mauá, o motorista pegaria a Estrada do Guaraciaba até o cruzamento das avenidas Anhaia Melo e Pirelli. A partir deste ponto, subiria e desceria pelas pistas do Viaduto Cassaquera e chegaria à Avenida dos Estados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;