Esportes Titulo
Criatividade e bola no pé rumo à Europa
Fernando Cappelli
do Diário do Grande ABC
16/08/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


De forma precoce ou não, a realidade globalizada do futebol mundial proporciona cada vez mais oportunidades interessantes para quem sonha em viver do esporte. E Pedro Silva, 15 anos, morador de São Bernardo, logo fará parte da estatística.

Um dos quatro adolescentes brasileiros selecionados após concurso realizado por empresa coirmã do Bayern de Munique, Pedro abusou da criatividade para desenvolver texto sobre o futebol e viaja amanhã ao Velho Continente, onde passará uma semana totalmente focada no futebol e em cultura. Ele conhecerá de perto o cotidiano do clube alemão, além de ter contato com os jogadores do time principal e também fazer série de treinamentos com a equipe técnica.

"Não treino em nenhum time ou escolinha. Apenas jogo com amigos. Me inscrevi no concurso e fui selecionado", afirmou o garoto, que atua no meio-campo e tem Paulo Henrique Ganso, do Santos, como maior ídolo. "Ele é meia e canhoto, que nem eu."

Sobre o possível choque cultural com os costumes e esporte do povo germânico, Pedro ressaltou que já tomou as devidas precauções ao seu alcance. "É tudo diferente, mas hoje em dia temos muita informação. Dá para buscar bastante coisa na internet para nos preparar para os possíveis micos", avaliou ele. "O que importa mesmo é que vou conhecer o Bayern, time que sempre torci lá (na Alemanha)", emendou.

A análise do garoto muda de tom apenas ao comentar sobre os times do Grande ABC. Pedro torce pelo São Bernardo FC e ainda espera pela melhora de rendimento dos vizinhos Santo André e São Caetano, por quem também simpatiza.

 "O Tigre é o melhor dos três atualmente. A equipe é mais coesa. O Ramalhão está em queda livre e o Azulão está parado na mesma há anos. Tem de haver maior entendimento entre os dirigentes e também mais sabedoria na hora de montar elencos", comentou.

 

Depoimentos definiram os premiados

O concurso recebeu inscrições de todas as regiões do Brasil. A missão de escolher os jovens para compor a delegação do Brasil foi atribuída aos jurados André Henning, do Esporte Interativo, Dirceu Marchioli, da BandNews e Paulo Vinícius Coelho, o PVC, da ESPN. Os adolescentes tiveram de caprichar na criatividade para convencer os jurados de que deveriam ser os escolhidos.

Os quatro depoimentos mais criativos para o tema Descreva o melhor momento no futebol foram premiados com a viagem.

Os ganhadores do concurso estão ansiosos para o embarque. Pedro Silva, de São Bernardo, não vê a hora de entrar no Allianz Arena e ficar perto de um de seus ídolos. "Quero muito conhecer o Schweinsteiger, ele é o melhor jogador do time", comentou. O goiano Adilson Ferreira, que fará a primeira viagem de avião, fala da importância do futebol. "É a minha vida, meu sonho é ser jogador profissional", disse. A carioca Juliana Mesquita concordou no entusiamo. "Vai ser uma experiência inesquecível poder conhecer pessoas e fazer amigos de diferentes partes do mundo", afirmou.

E a paulista Júlia Akemi diz que conseguiu unir, de uma vez só, duas coisas que gosta. "Adoro jogar futebol e sempre tive o sonho de conhecer a Alemanha."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;