Cultura & Lazer Titulo TV
Para desconstruir conceitos

Programa Na Moral estreia na quinta-feira, na Rede Globo

Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
02/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Espaço voltado à desconstrução de conceitos e pré-conceitos, o programa 'Na Moral' estreia na quinta-feira, após a novela 'Gabriela', na Rede Globo. Conduzida pelo jornalista Pedro Bial - que já trabalhou como correspondente internacional, âncora do 'Fantástico' e apresentador do 'Big Brother Brasil', a atração se propõe a estimular debates que não apresentem conclusões fechadas ou simplistas, mas promovam questionamentos sobre os ‘certos' e ‘errados' que geralmente determinam as decisões diárias.

Segundo Bial, o programa não quer moralizar nada, mas talvez o contrário, sempre usando a arma do humor. Diferentes levadas narrativas - do minidocumentário à dramatização, do testemunhal ao desenho animado - serão utilizadas para que o programa dê conta dos mais diferentes pontos de vista sobre os principais assuntos que afetam o cotidiano brasileiro. A cada quinta-feira, um tema será debatido pelo jornalista junto a seus convidados. Sem vontade de ditar regras, Bial deseja mesmo fazer perguntas e escutar respostas, mesmo ciente de que não existem respostas únicas nem definitivas às questões.

O programa será apresentado em estúdio dinâmico. Arquibancadas moduladas - que abrigarão plateia de até 60 pessoas - e divisórias móveis, compostas por venezianas, possibilitarão arranjos diferentes ao ambiente, que deve ser reorganizado a cada semana para atender ao roteiro do dia.

O cenário será somente pano de fundo para destacar as palavras que devem abastecer os depoimentos dos convidados, sejam elas faladas, interpretadas dramaticamente ou citadas em músicas. O recurso escolhido será aquele que melhor representar a história a ser contada.

Relatos de pessoas que já viveram situações relacionadas ao tema do dia serão ilustrados em minidocumentários ou em ‘docudramas', que são encenações dramáticas de histórias verdadeiras. O bate-papo ainda será alimentado por músicas ligadas ao assunto pautado.

'Na Moral' terá sequência na internet. No site do programa (www.globo.com/namoral), debates serão realizados ao longo das semanas. Os telespectadores também poderão ter acesso a vídeos extras e a comentários do apresentador, além de conhecer os bastidores das gravações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;