Internacional Titulo
Coalizão de esquerda mexicana anuncia mobilizações permanentes
Da AFP
10/07/2006 | 17:17
Compartilhar notícia


Os partidários de Andrés Manuel López Obrador, candidato da esquerda à Presidência do México, anunciaram nesta segunda-feira mobilizações "permanentes" em todo o país com "centenas de milhares, talvez milhões de pessoas" para exigir a recontagem dos votos da eleição de 2 de julho.

"É uma luta que iniciamos na quarta-feira. Será permanente com centenas de milhares, talvez milhões de pessoas", disse em entrevista coletiva à imprensa Jesús Ortega, chefe de campanha de López Obrador, candidato da coalizão de esquerda 'Pelo Bem de Todos', liderada pelo PRD (Partido da Revolução Democrática).

O candidato do governo, Felipe Calderón, do PAN (Partido Ação Nacional), venceu López Obrador por 0,58% dos votos, mas a esquerda já apresentou uma impugnação por supostas "irregularidades" ao TRIFE (Tribunal Eleitoral) para exigir uma nova contagem voto por voto.

"É uma luta bastante longa. As marchas serão realizadas de maneira pacífica e dentro da lei, no pleno exercício de nossos direitos", afirmou Ortega.

Para quarta-feira foram organizadas passeatas em diferentes pontos do país rumo à Cidade do México. Foram feitas convocações em cada um dos 300 distritos eleitorais do país.

Uma nova manifestação foi marcada para o próximo domingo.

Quatro militantes de esquerda informaram que desde sexta-feira passada estão em greve de fome diante das instalações do TRIFE para exigir a recontagem dos votos.

O TRIFE é a autoridade que declara a validade da eleição e tem até o dia 31 de agosto para decidir a respeito das impugnações ao processo eleitoral. O presidente eleito deverá ser anunciado antes de 6 de setembro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;