Economia Titulo
Dobram lucros dos bancos
Da Agência Brasil
16/08/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Itaú, Bradesco, Unibanco e Banco do Brasil são mais rentáveis que os maiores bancos dos Estados Unidos. A constatação é de estudo feito pela empresa de consultoria Economática.

Segundo a empresa, esses quatro bancos ocupam os primeiros lugares em um ranking de rentabilidade que compara bancos dos Estados Unidos e do Brasil.

O cálculo, realizado pelo economista Einar Rivero, mostra que a rentabilidade das quatro instituições financeiras nacionais é o dobro da registrada pelos bancos norte-americanos no primeiro semestre deste ano.

Enquanto os bancos brasileiros tiveram, entre janeiro e junho, uma rentabilidade mediana de 14,55%, as instituições norte- americanas registraram 7,36%.

“Comparamos bancos do mesmo porte. Bancos menores têm, às vezes, rentabilidades maiores, mas não podem ser comparadas à rentabilidade dos bancos grandes. São estruturas diferentes.”

Não confundir - Einar Rivero adverte que não se pode confundir rentabilidade com lucro. Para calcular o lucro, seria preciso saber quais os gastos totais de cada um dos bancos, o que não foi feito.

A Economática também faz, esporadicamente, comparações entre outros países, mas Rivero diz não ser possível dizer com segurança se os bancos brasileiros têm rentabilidade muito superior quando comparada ao mercado latino-americano.

Porém, o especialista destaca que de 2003 para cá – primeiro ano de gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva –, os bancos brasileiros têm tido melhores rentabilidades. “Tenho como referência os Estados Unidos, embora se for olhar os bancos venezuelanos, a rentabilidade lá é ainda superior aos nossos bancos”, diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;