Política Titulo
Ribeirão cria programa para pessoas especiais
Bignardi Junior
Do Diário do Grande ABC
24/03/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Ribeirão Pires vai investir em políticas de inclusão das pessoas com deficiências motoras. Para isso, destinará 3% dos recursos da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desenvolvimento, cujo orçamento é de R$ 24,1 milhões. A Pasta terá de realizar levantamento de quantos moradores da cidade serão beneficiados com o programa,

“Queremos identificar a população de pessoas com deficiências. Conhecer seu perfil sócio-econômico, bem como a parcela economicamente ativa. Seus hábitos de locomoção e acessos aos serviços de Educação, Saúde, Cultura e Lazer”, explica a gerente do programa, Elizane Henrique de Mecena.

Para a realização do projeto, a Prefeitura busca parceria com a Corde (Coordenadoria Nacional da Pessoa com Deficiência), ligada ao Ministério da Justiça. Elizane acredita que serão necessários R$ 75 mil para a contratação de profissionais e colocar a proposta em funcionamento, dentro de dois meses.

Já foram realizados cursos de capacitação para motoristas e cobradores de transporte coletivos. Todos os restaurantes da cidade também foram estimulados a ter cardápios em Braile, facilitando o convívio com os deficientes visuais.

Inclusão escolar - Ribeirão Pires já tem 70 estudantes com necessidades especiais atendidas pelo projeto municipal. Elas têm direito a transporte adaptado – um ônibus com elevador e uma van com estofamento especial. Os veículos vão buscá-las em suas residências. “É um projeto que requer reflexão pedagógica permanente, aprimoramento de conhecimento e apoio técnico especializado”, explica Elizane.

Além de aulas específicas, elas têm convivência com os demais estudantes das escolas, participando de atividades coletivas.

A cidade dispõe de 310 vagas na rede municipal de ensino, com aulas ministradas em braile, libras, comunicação suplementar e alternativa, neurodesenvolvimento e extensão universitária.

“Em um ano de escola , meu filho evoluiu em dobro tudo aquilo que ele havia conquistado até hoje como cidadão.” A declaração é de Luiza dos Reis, mãe de Afonso dos Reis Esplendor, 10 anos, nasceu com paralisia cerebral.

Afonso é uma das 70 crianças assistidas pelo projeto de Inclusão Escolar. O garoto está na 2ª série do ensino fundamental da escola municipal Lavínia Figueiredo Armoni.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;