Cultura & Lazer Titulo
Gil leva Grammy de World Music; U2 é grande vencedor
Por Da AFP
09/02/2006 | 09:48
Compartilhar notícia


AFPO cantor e ministro da Cultura Gilberto Gil conquistou, na noite desta quarta-feira, o Grammy de melhor álbum de World Music contemporâneo pelo disco ao vivo "Eletracústico", na 48ª edição da maior festa da música nos Estados Unidos, que teve a banda irlandesa do U2 como grande vencedora, com cinco prêmios.

Em 1999, Gil, que não esteve no palco para receber o gramofone dourado, já tinha levado o mesmo prêmio com o álbum "Quanta Live". O compositor baiano venceu a disputa contra Amadou & Mariam, Kronos Quartet & Asha Bhosle, Ladysmith Black Mambazo & The Strings Of The English Chamber Orchestra e Anoushka Shankar.

Gilberto Gil foi o único brasileiro entre os quatro que concorriam ao prêmio a levar para casa o Grammy.

A noite começou quente e na abertura da festa a apresentação de uma sensual Madonna e dos membros virtuais da banda Gorillaz esquentou a platéia. Este foi o pontapé inicial de uma longa cerimônia de premiações, na qual Mariah Carey obteve três gramofones e outro favorito, Kanye West, dois.

No Staples Center de Los Angeles, Mariah Carey ganhou os prêmios de melhor álbum de R&B contemporâneo por "The Emancipation of Mimi"; melhor canção de R&B por "We Belong Together", e melhor interpretação vocal feminina de R&B. Já o rapper Kanye West, que como Mariah teve inúmeras indicações, levou o prêmio de melhor álbum de Rap por "Late Registration" e melhor interpretação de Rap solo por "Gold Digger".

A consagrada banda U2 foi a que mais brilhou em Los Angeles e colocou na bagagem para a volta à Irlanda cinco Grammy, incluindo os das categorias mais importantes como de melhor canção do ano com "Sometimes You Can't Make It on Your Own" e melhor álbum pelo trabalho em "How to Dismantle an Atomic Bomb”.

Na maratônica festa de entrega de prêmios, o U2 conseguiu também os gramofones dourados por melhor álbum de Rock com "How to dismantle an atomic bomb"; melhor canção de Rock por "City of Blinding Lights", e melhor interpretação de banda ou duo de Rock por "Sometimes You Can't Make It on Your Own".

A cerimônia ainda prestigiou o jovem cantor John Legend, que ganhou o Grammy de melhor artista revelação e a banda Green Day com o prêmio de melhor gravação do ano por "Boulevard of Broken Dreams".

Entre os latinos, a roqueira colombiana Shakira, a italiana Laura Pausini e o versátil mexicano Luis Miguel levaram o prêmio em suas respectivas categorias, mas sem receber a premiação no palco. Shakira ganhou o Grammy de melhor disco de rock latino alternativo, "Fijación Oral Vol. 1", ao mesmo tempo em que a italiana Laura Pausini voltou a obter o prêmio com seu disco "Escucha", considerado o melhor álbum pop latino do ano. Já Luis Miguel ganhou o Grammy de melhor álbum mexicano-americano pelo bem-sucedido disco "México en la Piel".

A Academia de Ciências e Artes da Gravação (Naras – sigla em inglês) concedeu prêmios em 108 categorias diferentes. O Grammy 2006 foi realizado no Staples Center de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos.

Lista com principais ganhadores do Grammy:

Melhor álbum de World Music
"Electracústico", Gilberto Gil

Álbum do ano
U2, "How to Dismantle an Atomic Bomb"

Gravação do ano
Green Day, "Boulevard of Broken Dreams"

Canção do ano
U2, "Sometimes You Can't Make It on Your Own"

Artista revelação
John Legend

Melhor Álbum de Rock
"How to dismantle an atomic bomb", U2

Melhor Canção de Rock
"City of Blinding lights", U2

Melhor Interpretação de Banda ou Duo de Rock
"Sometimes you Can't make it on your own", U2

Melhor interpretação pop feminino
"Since U Been Gone, Kelly Clarkson

Melhor Álbum de R&B contemporâneo
"The Emancipation of Mimi", Mariah Carey

Melhor Canção de R&B
"We Belong Together", Mariah Carey

Melhor interpretação vocal feminina de R&B
"We Belong Together", Mariah Carey

Melhor interpretação vocal masculina de R&B
"Ordinary People", John Legend

Melhor Álbum de Rap
"Late Registration", Kanye West

Melhor Interpretação de Rap Solo
"Gold Digger", Kanye West

Melhor álbum pop latino
"Escucha", Laura Pausini

Melhor álbum de rock latino/alternativo
"Fijación Oral Vol. 1", Shakira

Melhor álbum latino de música tropical tradicional
"Bebo De Cuba", Bebo Valdés

Melhor álbum de salsa/merengue
"Son Do Alma", Willy Chirino

Melhor álbum mexicano/mexicano-americano
"México en la Piel", Luis Miguel




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;