Cultura & Lazer Titulo
Saem os 4 primeiros LPs produzidos no Brasil
Por
27/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Thiago Benedetti/DGABC


A tão alardeada volta dos discos de vinil nacionais finalmente se concretiza. Com a Polysom, única do gênero na América Latina, reativada no Rio em abril de 2009, a Deckdisc anuncia para o início de março o relançamento de quatro álbuns do pop-rock nacional, que fizeram barulho nos três últimos anos.

São eles "Onde Brilhem os Olhos Seus" (de Fernanda Takai), "Fome de Tudo" (Nação Zumbi), "Chiaroscuro" (Pitty) e "Cinema" (Cachorro Grande). O mais recente, de 2009, é o de Pitty, que fará show para marcar o lançamento do LP na sexta-feira (dia 5), no Circo Voador, no Rio.

O interesse do público jovem pelos velhos bolachões vem crescendo. No Hemisfério Norte, álbuns históricos de Beatles, Beach Boys, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Miles Davis e outros foram relançados em LPs, bem como novos títulos de peso.

Vários desses podem ser encontrados em São Paulo por preços acima dos R$ 100. Esse é o valor também de alguns novos LPs brasileiros, fabricados no Exterior, como Labiata, de Lenine.

A reativação da fábrica brasileira resolve a questão do custo para o consumidor. Depois de meses de reformas e testes, a fábrica voltou a funcionar neste início de 2010. João Augusto, presidente da Deckdisc e um dos sócios da Polysom, diz que, além do mercado interno, a fábrica vai atender outros países do Mercosul, "com destaque para Argentina e Chile".

Ainda não há demanda definida para este ano, segundo Augusto, "apenas sensações de que a tendência é de crescimento firme". "Os primeiros lançamentos ainda servirão para mostrar à turma que é verdade sim, os vinis voltaram a ser fabricados no Brasil. Nossa capacidade instalada é de 28 mil LPs e 12 mil compactos por mês", diz.

Esses LPs brasileiros estarão à venda em lojas, livrarias, em uma loja de vinis da própria Polysom, ‘lincada' em seu site "e todos que se interessarem em trabalhar com o formato", afirma o empresário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;