Diarinho Titulo Tipos de manipulação
Confira algumas técnicas
Por Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
24/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Os bonecos cabides (espetáculo Giz, Cia. Giramundo) são maiores do que os manipuladores. Para dar movimento e facilitar o manuseio dos grandões é preciso deixá-los pendurados em suportes de madeira.

 

 

 

 

 

 

 

No teatro de boneco de luz negra (João e o Pé de Feijão, Cia. Imago) é usada luz ultravioleta, que só reflete as cores fluorescentes de bonecos e cenários. Vestidos de preto, os manipuladores não aparecem.

 

 

 

 

 

 

Bonecos de mesa ou de manipulação direta (A Bruxinha, Cia. Truks), em geral, precisam de três pessoas para comandar seus movimentos. Os profissionais usam roupa preta, mas aparecem para a plateia.

 

 

 

 

 

 

 

No teatro de sombras (Albertinho, Menino Voador, Cia. Luzes e Lendas) ocorre a manipulação de figuras na frente de focos de luz. As imagens das sombras são projetadas em uma tela semitransparente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;