Diarinho Titulo No teatro
Arte existe há milhares de anos
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
24/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Não se sabe ao certo quando o teatro de bonecos começou, mas acredita-se que desde a Pré-história o homem já fazia sombras com as mãos nas paredes para contar histórias. Com o passar do tempo, personagens fabricados com materiais simples, como argila e madeira, foram aperfeiçoados, dando origem às técnicas que conhecemos. O teatro de bonecos de sombras, por exemplo, surgiu na China há cerca de 3.000 anos. Naquela época, serviam para contar histórias religiosas e situações do cotidiano.

Na Europa, desde a Antiguidade, os fantoches encenavam o dia a dia das pessoas. Durante a colonização do Brasil, no século 16, os padres jesuítas utilizavam essa arte para catequizar os índios. Na mesma época, apareceram os mamulengos no Nordeste do País. Têm cabeça feita de madeira ou papel machê e o corpo de tecido. Ainda hoje são usados para retratar a vida da população e fazer críticas à sociedade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;