Setecidades Titulo Santo André
Avenida vai aliviar o
trânsito no Campestre

Corredor será construído entre estação da CPTM e Viaduto
Castelo Branco para desafogar a Industrial e Dom Pedro II

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
20/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Para diminuir os congestionamentos nas avenidas Industrial e Dom Pedro II, em Santo André, será construída avenida de 1,6 quilômetro paralela à linha do trem, no bairro Campestre. A implementação integra conjunto de intervenções que ampliam sistema viário.

O decreto que autoriza as mudanças foi assinado na semana passada pelo prefeito Aidan Ravin (PTB). Não foram divulgados prazos e investimentos.

O novo corredor, entre a via férrea e a Industrial, terá duplo sentido de circulação, e ligará a Rua Itambé, ao lado da estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) com o Viaduto Castelo Branco. 
Para ligar a avenida com a Industrial, a Rua das Caneleiras será prolongada. Outro acesso será por meio da Rua Alfreds Paegle, que será alargada. Também está prevista a construção de ciclovia às margens do viário, que passará por trás do Grand Plaza Shopping.

Ainda não há estimativa de quantos imóveis terão de ser desapropriados. A Prefeitura informa que os estudos das áreas atingidas só deverão ser feitos após a finalização do plano de ampliação do sistema viário.

Outra importante medida para minimizar os engarrafamentos será a duplicação de trecho de dois quilômetros da Avenida Industrial, entre a Rua das Caneleiras e a Avenida Tietê. Com isso, a via passará a ter quatro faixas de rolamento em toda a extensão. O corredor já é mais largo nas proximidades do Grand Plaza Shopping e da UniABC.

A duplicação foi dividida em duas etapas, sendo que a primeira compreende o trecho entre o Parque Celso Daniel e o Viaduto Castelo Branco, ao lado do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André). Na fase seguinte, será feito o alargamento do restante da via.

De acordo com a Prefeitura, a primeira fase "faz parte de medida mitigadora de impacto no sistema viário emitida pelo empreendedor que se instalará na região." O Executivo se refere à construção de quatro condomínios residenciais, com três torres cada. Os prédios somarão 2.016 apartamentos, segundo a construtora MZM. Outra obra que deve aumentar o fluxo no local é a ampliação do shopping.

No fim do ano passado, a empreiteira chegou a divulgar que faria a obra da avenida, em regime de contrapartida. A Prefeitura não confirmou a informação. "O empreendimento da MZM está em fase de avaliação pela Prefeitura para emissão de diretrizes para o desmembramento da área e definição das medidas mitigadoras necessárias", informa a administração municipal.

BINÁRIO 

O anúncio das intervenções no bairro Campestre reativou o projeto de criação de binário entre as avenidas Industrial e Dom Pedro II. Com isso, as vias passariam a ter único sentido de circulação. Segundo a Prefeitura, já está em andamento a criação de edital para a contratação de serviço para a simulação do tráfego para avaliar a necessidade da implantação do binário. A análise apontará para a necessidade de eventuais mudanças em outras ruas e avenidas no entorno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;