Economia Titulo
Requerimento de falências caíram 32,4% em janeiro
Por
09/02/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


O volume de falências requeridas caiu 32,4% na comparação entre janeiro com dezembro. O levantamento nacional feito pela Serasa aponta que foram 138 requisições no primeiro mês do ano, contra 204 no período anterior. Na comparação com janeiro de 2007 (quando foram 198), a queda foi de 30,3%.

Segundo analistas da Serasa, os fatores que contribuíram para o recuo das falências são as taxas de juros menores, maior demanda interna e recuperação da renda.

Os registros de falências decretadas também recuaram no mês passado, com 73 ocorrências, o que representa uma queda de 23,2% em relação ao mesmo mês de 2007 (95). Na comparação com dezembro passado, com 80 decretadas, o decréscimo foi de 8,8%.

Recuperação - De acordo com a pesquisa do Serasa, foram 15 recuperações judiciais requeridas em janeiro, queda de 25% em relação a dezembro (20). Na comparação com o primeiro mês do ano passado registrou-se o mesmo porcentual de decréscimo.

As recuperações deferidas totalizaram 10 ocorrências em janeiro, contra 16 no mesmo mês do ano passado e 14 em dezembro, representando quedas de 37,5% e 28,6%, respectivamente.

Procedimento - No entanto, isso não significa que esse número de empresas foi recuperado. A Serasa explica que o deferimento é um procedimento intermediário entre o requerimento e a concessão, em que o juiz apenas analisa a conformidade aos requisitos formais.

Houve apenas uma concessão de recuperação judicial em janeiro, contra duas em dezembro e duas no primeiro mês do ano passado.

Segundo o levantamento, não houve requerimento ou homologação de recuperação extrajudicial nos dois últimos meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;