Internacional Titulo
Kosovo: Otan atinge 40 alvos no primeiro dia de bombardeio
Do Diário do Grande ABC
25/03/1999 | 08:50
Compartilhar notícia


Depois de dez horas de intensos ataques contra a Iugoslávia, a Otan (Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte) suspendeu os bombardeios temporariamente nesta quinta-feira. De acordo com o ministro iugoslavo Goran Matic, neste primeiro ataque "10 civis e 10 soldados" foram mortos e "38 soldados" ficaram feridos.

Sobre a possibilidade de se voltar atrás em relaçao a posiçao de Belgrado sobre Kosovo, Matic foi categórico ao afirmar: "nao podemos aceitar qualquer acordo de paz que estejam nos propondo. Vamos resistir aos ataques".

Nesta quarta-feira, avioes e navios da Otan bombardearam supostas posiçoes do Exército da Iugoslávia na Sérvia e na regiao de Kosovo. Os ataques, que começaram por volta das 16h (horário de Brasília), sao em represália à recusa do presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, de assinar um acordo de paz com os separatistas muçulmanos de origem albanesa, que formam 90% da populaçao de Kosovo. Os rebeldes já assinaram o documento, que lhes garante autonomia.

Foi o primeiro ataque da Otan contra um país soberano nos 50 anos de existência da organizaçao. As capitais da Iugoslávia, Belgrado, e da província de Kosovo, Pristina, também foram alvos das bombas. Segundo analistas militares, os ataques podem se prolongar por 15 dias.

O Pentágono (Quartel-General do Exército dos EUA) confirmou a derrubada de um caça Mig da Força Aérea da Iugoslávia e afirmou que nenhum aviao aliado foi atingido pela defesa aérea. Os sérvios dizem que dois caças da Otan foram derrubados. Mais de 100 mísseis podem ter sido lançados contra bases iugoslavas.

O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, fez dois pronunciamentos nesta quarta. Ele culpou Milosevic pelos ataques e disse que os bombardeios também servem para demonstrar a determinaçao da Otan em opor-se à violência e limitar a capacidade militar da Iugoslávia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;