Internacional Titulo
Namorado da soldado England liderava abusos em Abu Ghraib
Da AFP
05/08/2004 | 14:41
Compartilhar notícia


Um investigador do Exército dos Estados Unidos disse nesta quinta-feira durante a audiência da soldado Lynndie England, acusada de abusar de prisioneiros iraquianos, que seu namorado era o "líder" das torturas na prisão de Abu Ghraib.

Dois investigadores do Exército estão entre as testemunhas que prestaram depoimento nesta quinta-feira, terceiro dia de audiências para determinar se England, jovem de 21 anos fotografada torturando prisioneiros iraquianos, enfrentará uma Corte marcial.

England, que está grávida do namorado, o cabo Charles Graner, enfrenta 19 acusações de tortura na prisão iraquiana e pode ser condenada a 38 anos de prisão.

Os agentes especiais do Exército, Manova Iem e Tyler Pieron, que investigaram as denúncias de abuso em Abu Ghraib, fizeram seu depoimento pelo telefone na audiência desta quinta-feira. Iem disse ter conversado com algumas das vítimas iraquianas.

Durante as entrevistas "descreveram um soldado que encaixa na descrição de England", disse, acrescentando que os abusos "normalmente começavam durante a noite, quando Graner, namorado de England, estava no comando".

Pieron acrescentou que falou com o soldado Joseph Darby, que denunciou as torturas a seus superiores. "Conversando com Darby tive a impressão de que Graner era o líder dos abusos", disse.

No final das audiências, a juíza-coronel Denise Arn, vai determinar se England será submetida a uma Corte Marcial.

O advogado de England, Richard Hernandez, disse que sua cliente está sendo bode expiatório do Exército e que as autoridades da prisão incentivaram os maus-tratos e abusos, para fazer os prisioneiros cooperarem mais nos interrogatórios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;