D+ Titulo
Na onda do retrô
Luciana Bugni
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
23/03/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


As bijuterias da coleção outono/inverno são uma viagem no tempo. Baseado na moda retrô, o design de acessórios relembraram o que ditou moda nas décadas de 1960, 1970 e 1980 para criar os novos modelos de brincos, pulseiras, anéis e colares. Não estranhe, portanto, se vir nas vitrines uma peça psicodélica ao lado de penduricalhos de florzinhas românticas.

 Essa tendência pôde ser vista na última semana, na 41° edição da Bijóias e na 9ª edição da Mostra de Acessórios. As feiras provaram que extravagância e delicadeza estarão lado a lado entre os acessórios.

 Segundo a diretora da Bijóias, Vera Masi, a história começa a ser contada na década de 1960. “Serão os tons de rosa, as aplicações de flores, uma coisa mais feminina, que relembra a idéia hippie da época.”

 A segunda vertente, diz Vera, é a que mostra as peças em formas geométricas, de preferência em prata. “Os anéis também aparecem grandes, como forma de expor a personalidade da mulher.”

 Outro destaque das coleções é o ouro, que virá forte em três tipos de banho: o rosado, o amarelo e o acobreado. “Vai ser uma mistura das cores de inverno, como o azul e o roxo, mais escuras, com um toque dourado, tons típicos da década de 1980.”

 Há bastante interferência de outros materiais como lã, couro, couro de peixe, pedras brasileiras e coisas bem diferentes. “Nada é óbvio”, diz a idealizadora da Mostra Acessórios, Débora Gelman. Os colares e as pulseiras são peças importantes da estação. “Embora as golas do inverno estejam altas, tem se dado ênfase aos brincos grandes”, completa.

 Segundo Débora, a prata está a cada temporada mais trabalhada e vem para substituir a joalheria. “É mais segura e mais barata”, diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;