Setecidades Titulo
4,27% faltam em prova da Fuvest; lista sai dia 17
Por Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
29/11/2004 | 09:26
Compartilhar notícia


Um total de 6.592 candidatos faltaram neste domingo à primeira fase da Fuvest, o maior vestibular do Brasil. Os ausentes correspondem a 4,27% dos 154.514 inscritos neste ano, dos quais cerca de 10 mil são do Grande ABC. A abstenção foi praticamente a mesma do ano passado, quando 4,25% faltaram à primeira prova. Estão em jogo, 9.947 vagas oferecidas por três instituições: USP (Universidade de São Paulo), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; e Academia da Polícia Militar de Barro Branco. A prova de múltipla escolha tinha cem questões e no dia 17 de dezembro serão conhecidos os aprovados para a segunda fase do exame, assim como os locais onde as provas serão realizadas.

Na região, as provas foram aplicadas em Santo André, no Centro Universitário da Fundação Santo André; em São Caetano, Centro Universitário do Imes e no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, e em São Bernardo, na Uniban (Universidade Bandeirante).

Morador de Santo André, Guilherme Hara é candidato a uma vaga no curso de Publicidade e Propaganda, o segundo mais concorrido no vestibular 2005 da Fuvest. A exemplo do ano passado, o curso mais concorrido é o de oficial feminino da Polícia Militar de Barro Branco, com 57,7 candidatos por vaga. Em 2003 a concorrência na mesma carreira foi de 76,7 candidatos por vaga.

É o segundo ano consecutivo que o pré-universitário Hara faz o exame da Fuvest. "A prova deste ano estava bem mais elaborada do que a do ano passado. As questões de Física foram as mais difíceis, mas acho que fui bem", disse o candidato. Para a carreira de Publicidade e Propaganda, a relação é de 52,76 candidatos por vaga.

Candidato a uma vaga no curso de Zootecnia, Moisés Levi de Carvalho, 19 anos, de São Bernardo, também apontou as questões de Exatas como as mais difíceis. "Tentei compensar meu rendimento na parte de Biologia, para a qual estava mais preparado. Por isso estou confiante".

Treineiros - Mesmo tendo prestado na condição de treineira na área de Ciências Biológicas, a estudante do 1º ano do ensino médio Marcela Prisco, 15 anos, de Ribeirão Pires, fez questão de analisar a provar assim que deixou o campus do Centro Universitário da Fundação Santo André. "A prova como um todo foi bem difícil, mas notei que preciso reforçar meus estudos na área de Exatas para prestar para valer". "Deu para perceber que o que aprendemos na escola não é o suficiente para ir bem na Fuvest", concluiu Taciane Campinas Lima, 16 anos, de Rio Grande da Serra, também estudante do ensino médio e treineira na área de Humanidades.

Segundo o professor Roberto Costa, que é assessor da diretoria da Fuvest, até o início da noite deste domingo nenhuma questão havia sido contestada pelos candidatos. "Não está previsto nenhuma anulação. A prova transcorreu tranqüilamente."

A segunda rodada de testes será aplicada de 9 a 13 de janeiro, paralela às provas de aptidão e habilidades específicas, previstas para o período de 11 a 14 do mesmo mês. A lista com a primeira chamada de aprovados sai em 10 de fevereiro e as matrículas devem ser feitas nos dias 14 e 15 do mesmo mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;