Esportes Titulo
Justiça muda horário da decisao do Brasileiro
Por Do Diário do Grande ABC
22/12/1999 | 00:02
Compartilhar notícia


O juiz José Roberto Peiretti de Godoy, da 3ª Vara da Fazenda Pública da capital, determinou, por meio de uma liminar, no início da noite de terça-feira, que a decisao do Campeonato Brasileiro, entre Corinthians e Atlético Mineiro, prevista para as 16 horas, nao poderá começar antes das 21 horas.

A tarde, o prefeito de Sao Paulo, Celso Pitta, entrara com uma açao cautelar na Justiça, solicitando a mudança do horário. A Confederaçao Brasileira de Futebol (CBF) garantiu que vai ficar de "plantao" até que a liminar seja cassada. Caso isso nao aconteça, o jogo deve ser realizado às 21h40.

"Toda a cidade acaba pagando o pato porque a TV Globo exige que o jogo seja à tarde", protestara o major Marcos Marinho, subcomandante do 2º Batalhao de Choque da Polícia Militar.

A realizaçao do jogo às 16 horas foi uma solicitaçao da emissora que nao quis mudar a programaçao especial de fim de ano. Fontes da prefeitura contaram que a TV Bandeirantes, que também transmite o jogo e descontente com o horário da tarde, motivou Pitta a tomar a decisao. "Este horário causará um grande tumulto e prejuízo para a cidade", justificou-se o prefeito, em uma coletiva de imprensa no fim da tarde, no Palácio das Indústrias.

Pitta disse estar preocupado com o trânsito e com a segurança dos paulistanos. O prefeito contou ainda que a prefeitura nao chegou a ser consultada sobre o horário de realizaçao do jogo. "Fiquei sabendo pela imprensa." A açao da prefeitura foi intermediada pelo secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Edvaldo Britto. Segundo o parecer de juiz, a desobediência à ordem judicial será punida com um multa de R$ 500 mil, de acordo com o artigo 804 do Código de Processo Cívil.

A indignaçao com o horário do jogo já havia sido mostrada por outros segmentos da sociedade. Os comerciantes protestaram. A Polícia Militar previu um "caos" na cidade. O presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Nélson Maluf El Hage, afirmou que "só um milagre" salvaria Sao Paulo.

Para nao complicar ainda mais o trânsito por toda a cidade no horário de pico, a CET decidira nao implantar a tradicional Operaçao Morumbi após o jogo - inversao de maos das Avenidas Giovanni Gronchi e Jorge Joao Saad, Morumbi e do Túnel Jânio Quadros, principais vias de acesso ao estádio.

A PM terá mais de 500 homens para garantir a segurança dos quase 60 mil torcedores, dentro e fora do estádio. Em caso de vitória do Corinthians, a Avenida Paulista, tradicional ponto de comemoraçao de títulos, receberá uma atençao especial, com reforço do policiamento. O acesso dos torcedores à Paulista também será acompanhado pela PM. Todos os ingressos foram vendidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;