Internacional Titulo
Cuba: Celam se reúne pela primeira vez em país comunista
Por Da AFP
09/07/2007 | 16:23
Compartilhar notícia


O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) realizará a partir desta terça-feira em Havana sua XXXI assembléia ordinária. É, no entanto, a primeira vez que o encontro acontece em um país socialista, prova da distensão das relações entre o governo comunista e a Igreja Católica em Cuba.

"Somos uma novidade no contexto da América Latina, já que nossa Igreja soube evagelizar mesmo em uma situação sócio-política diversa do restante do continente por estar em um país socialista", disse o bispo auxiliar de Havana, Juan de Dios Hernández, ao anunciar a reunião.

Um total de 71 delegados da região estão sendo recebidos nesta segunda-feira na Arquidiocese de Havana, liderada pelo cardeal Jaime Ortega, para inaugurar a reunião, às 09H00 (13H00 GMT) de terça, informou à AFP o secretário adjunto da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba (COCC), o sacerdote José Félix Pérez.

O encontro, que será encerrado na sexta-feira com missa na Catedral de Havana, acontece a portas fechadas na Casa Sacerdotal San Juan María Vianney - construída em 1917 e recém-restaurada. Presidente e secretário-geral de cada Conferência Episcopal nacional estarão presentes, afirmou Pérez.

Segundo Monsenhor Hernández, secretário-geral da COCC e delegado da CELAM, a agenda da reunião tem três pontos: a eleição dos cinco bispos membros da presidência e outras autoridades do Conselho; a revisão de relatórios das Conferências Episcopais sobre a situação política, social, cultural e da Igreja em cada país; e uma análise das 'tarefas mais urgentes', programas e missões pastorais.

Essas tarefas e programas são resultado das linhas pastorais definidas na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada na cidade brasileira de Aparecida, em meados de maio passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;