Nacional Titulo
Acarajé terá atestado de qualidade em Salvador
Da Agência Brasil
13/07/2003 | 14:06
Compartilhar notícia


Os turistas não precisarão mais se preocupar com a qualidade dos acarajés. Cem baianas que vendem, nas ruas de Salvador, o famoso bolinho frito no azeite de dendê e recheado com vatapá receberão um certificado atestando a qualidade e a higiene de seus produtos. Essa será a primeira turma a receber a certificação do Programa Acarajé 10, desenvolvido pelo Programa Alimentos Seguros.

No ano passado foram feitos exames laboratoriais nos produtos vendidos nos tabuleiros de acarajé e o resultado não foi nada agradável, havia a presença de contaminação microbiológica em diversas amostras. A partir daí, foi criado o Programa Acarajé 10, que treinou 900 baianas para preparar a iguaria de forma higiênica e segura.

O programa foi dividido em três etapas: as baianas receberam um treinamento teórico, para aprender a lidar com a higiene e a manipulação dos alimentos; foram feitos estudos de todos os processos produtivos do acarajé, desde a aquisição da matéria-prima à conservação do bolinho depois de frito e, por último, as baianas receberam a visita dos consultores que deram orientações para a correção de pendências e falhas de higiene. Os técnicos ainda estudaram quais os tipos de microorganismos que podem estar presentes e quais as medidas que devem ser utilizadas para o controle.

A cerimônia para a entrega do certificado está marcada para segunda-feira, às 16h, na Casa do Comércio, em Salvador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;