Memória Titulo
Programa de hoje: comício na Lauro Gomes

Tempo de eleições municipais. Nunca se produziram tantos folhetos...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Tempo de eleições municipais. Nunca se produziram tantos folhetos, faixas, placas numa eleição municipal por esses cantos do Grande ABC. Candidatos e partidos, com o livrinho da regulamentação eleitoral embaixo do braço - para não tropeçar na legislação - levam seus nomes aos tantos pontos onde haja eleitores. As vagas são poucas para tantos pretendentes.

E em 1955, como era? Parte da propaganda eleitoral da época resistiu graças a pesquisadores como Dino Guazzelli, que nos traz as quatro fotos de hoje, em forma de dois cartões postais. Em São Bernardo, Lauro Gomes apoiava Aldino Pinotti à sua sucessão. E os comícios eram cobertos por Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade.

Comício na recém-construída Praça Lauro Gomes reunia a cidade interessada na festa cívica, como se dizia. Ou na ‘verdade em praça pública'.

No mesmo palanque, Lauro e Pinotti, Lenildo Magdalena, Sérgio Balottim e Oscar Wunderlick. Pinotti ganhou e depois rompeu com Lauro, que voltaria à Prefeitura na sucessão do próprio Pinotti, anos depois. E a democracia ia se escrevendo por esses recantos hoje transformados.

Melhor? Pior? Para Memória, o importante é guardar a propaganda hoje gerada, inclusive os jingles gravados - alguns, muito bons. Que nada se perca, para a análise das futuras gerações.

NEWS SELLER - HÁ 50 ANOS
Domingo, 30 de setembro de 1962 - Nº 230
MANCHETE - Prefeito Antonio Ferreira dos Santos institui em Santo André o uso de táxis mirins, veículos de pequeno porte. Os profissionais de praça, descontentes, ameaçam greve geral
SÃO BERNARDO - A cidade vai nadar em dinheiro: orçamento para 1963 prevê arrecadação de três bilhões de cruzeiros.
SÃO CAETANO - Equipe de xadrez da cidade sagra-se campeã dos Jogos Abertos do Interior em disputa em Marília. Formação: Laszco Keresztes, Keigo Toyoda, Roberto Schmidt e Messias A. Zaia.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 30 de setembro de 1982 - Nº 5019
MANCHETE - Oposição exige a renúncia de Begin
ELEIÇÕES 1982 - "Unir o Brasil, a partir do Senado, em torno dos seus reais problemas" (Euzébio Rocha, candidato a senador pelo PDT).
MOVIMENTO SINDICAL - Trabalhadores da Siderúrgica Coferraz conseguiram, ontem, vender o lote de oito toneladas de bananas que ganharam, a título de solidariedade, dos trabalhadores rurais de Miracatu (SP).
DATA - Hoje, quando é comemorado o Dia da Secretária, as profissionais do setor querem muito mais que homenagens e flores. Elas pretendem, principalmente, que seus direitos sejam reconhecidos. O Grande ABC conta com 22 escolas de secretariado. Reportagem da jornalista Rosa Baptistella Faro.

EM 30 DE SETEMBRO DE...
1957 - Nasce a Rede Ferroviária Federal, a Refesa, para o controle da administração das estradas de ferro brasileiras.
1972 - ‘Bom vinho fez nascer o frango com polenta', nossa primeira reportagem publicada no Diário.
1977 - Carlo Ponti, produtor de cinema italiano, recebido pelo prefeito Tito Costa em São Bernardo. Ele pretendia filmar nos estúdios da Vera Cruz em 1978.
1987 - Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) tomba o sítio de Paranapiacaba, em Santo André.

Químicos (*)
432 - Antonio Camellini, 37. Natural de Campinas (SP). Residia à Rua da Memória, 120.
433 - José Severino Cardoso, 37. Natural de Monte Sião (MG). Residia à Rua Oswaldo Cruz, 13.
434 - João da Cruz Frias, 38. Natural de Tapiratiba (SP). Residia à Rua 7, 47.(*) Operários da Rhodia.
Fonte: 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do Sindicato: 1933-2013
O deputado e o interventor: roda de discussão para pensar e defender os rumos do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André

HOJE
Dia da Secretária, Dia Nacional do Jornaleiro, Dia do Ferroviário, Dia Internacional da Navegação e Dia Mundial do Tradutor. A função de secretária surgiu nos EUA, na década de 1930, e, no Brasil, após a 2ª Guerra Mundial, com a expansão industrial. O Dia do Ferroviário marca também a criação da Rede Ferroviária Federal, neste 30 de setembro, em 1957.

SANTOS DO DIA 
Francisco de Borja, Jerônimo, Simão de Crépu e Gregório (o Iluminador).
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes, 2012.
ILUSTRAÇÃO - São Miguel Arcanjo. Século 19. Madeira policromada e dourada. Imagem procedente da Bahia.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Ena Girelli Masiero, 98. Natural de São Paulo (SP). Dia 25. Cemitério do Araçá, em São Paulo.
Antonia Rozão Manhas, 96. Natural de Itatiba (SP). Dia 27. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
Maria Vieira dos Santos, 76. Natural de Ingazeira (PE). Dia 26. Cemitério Curuçá.
Maria Luiza de Mendonça Jorge, 71. Natural de Novo Horizonte (SP). Dia 26. Memorial Jardim Santo André.
Manoel Matias dos Santos, 67. Natural de Canarana (BA). Dia 27. Cemitério Campo Grande, na Capital.
Mariana Pereira Santos, 63. Natural de Boa Nova (BA). Dia 26. Cemitério Curuçá.
José Pedro dos Santos, 57. Natural de Sandovalina (SP). Dia 26. Cemitério Curuçá.
Maria Geni Gonçalves Orsi, 53. Natural de Itamarandiba (MG). Dia 26. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Margarida Silva, 85. Natural de Florianópolis (SC). Dia 27. Cemitério dos Casa.
Todi Shimura, 70. Natural de São Paulo (SP). Dia 27. Crematório de Vila Alpina.

MAUÁ
José Oliva, 79. Natural de Itatiba (SP). Dia 26, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;