Cultura & Lazer Titulo
Prêmio Visa de Música realiza últimas eliminatórias
Por Do Diário do Grande ABC
14/05/2000 | 14:54
Compartilhar notícia


O 3º Prêmio Visa de MPB - Ediçao Compositores realiza amanha e depois suas duas últimas provas eliminatórias. Quatro candidatos apresentam-se hoje e outros quatro, terça-feira. As apresentaçoes, que começam às 19 horas, terao lugar na Sala Esther Mesquita, do Teatro Cultura Artística. O ingresso é gratuito e pode ser retirado um pouco antes do espetáculo, na bilheteria da casa, que fica na Rua Nestor Pestana, 196.

O júri anunciará o nome dos 12 selecionados para a próxima etapa do concurso, a das semifinais, entre a quarta e a sexta-feira. Serao 12 semifinalistas, escolhidos entre os 24 participantes da fase eliminatória. O Prêmio Visa recebeu 2.754 inscriçoes, de compositores de todo o País.

As semifinais serao três, começando já na próxima segunda-feira; como na fase eliminatória, a cada noite vao apresentar-se quatro candidatos. A grande final será no dia 8 de julho. Estarao nela os cinco candidatos selecionados entre os 12 semifinalistas. Eles concorrerao a prêmios que somam R$ 87.500. O grande vencedor terá ainda o direito de fazer um disco pela Gravadora Eldorado. Seu nome será anunciado logo após as apresentaçoes.

A Ediçao Compositores do Prêmio Visa, que é produzido pela Rádio Eldorado e patrocinado pelos cartoes Visa, nao busca contemplar a melhor música isolada, mas a obra mais consistente. É um festival de compositores, nao de cançoes. Por isso, cada candidato inscreveu-se com quatro composiçoes; os que passarem à etapa semifinal precisarao mostrar mais duas músicas inéditas, pelo menos; e os que forem para a final, deverao apresentar pelo mais uma inédita.

Dessa forma, no último momento do concurso, os cinco finalistas terao mostrado no mínimo sete composiçoes - uma obra, portanto. Os prêmios sao destinados a esses conjuntos.

A primeira ediçao do Prêmio Visa, realizada em 1998, foi dedicada aos instrumentistas, e a segunda, no ano passado, premiou cantores. No próximo ano, a ordem deverá ser retomada: o 4.º Prêmio Visa será uma nova ediçao destinada a revelar instrumentistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;